Page 20 - Avaliação da Aprendizagem
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pedagógicas de cada projeto. Vale ressaltar que, na semana de culminância de
                    cada um dos projetos, as Unidades não deverão aplicar provas somativas, para
                    garantir a dedicação dos estudantes e não prejudicar a qualidade das aulas no
                    período. É vetado a ocorrência de pontos extras distribuídos em virtude da reali-
                    zação do projeto pedagógico.
                    Como sugestão de organização para o calendário, durante a primeira etapa, as
                    unidades deverão desenvolver a Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultu-
                    ra. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes para a feira deverão ser coorde-
                    nados pelos educadores da Área de Linguagens. No decorrer da segunda etapa,
                    as unidades poderão desenvolver a Mostra de Ciências, Tecnologia e Inovação
                    coordenada pelos educadores da área de Ciências da Natureza. Na terceira eta-
                    pa, as Unidades deverão desenvolver a Mostra de Empreendedorismo Social e
                    Educação Financeira ou a Simulação Internacional Marista (SIM). Os trabalhos
                    desenvolvidos nessa mostra deverão ser coordenados pelos professores das áreas
                    de Ciências Humanas e Matemática. Na primeira etapa, o desempenho coletivo
                    do grupo deverá ser avaliado em (2,0) dois pontos e os outros (2,0) dois pontos
                    serão destinados à avaliação individual dos integrantes do grupo. Para a segunda
                    e terceira etapas, serão destinados (2,0) dois pontos para o desempenho coletivo
                    e (3,0) três pontos para a avaliação individual. Espera-se, com isso, a valoração do
                    trabalho em grupo e do desenvolvimento de lideranças, estimulando também o
                    protagonismo estudantil em cada um dos participantes.
                    Tratando do 3º Série do Ensino Médio, devido à especificidade evidenciada
                    nessa série, na qual os estudantes estão com as atenções voltadas para o Enem
                    e principais vestibulares, é sugerido que as mostras sejam substituídas por um
                    simulado. Fica a critério da unidade socioeducacional a inserção ou não dos estu-
                    dantes nos projetos.

                                                                 Pontuação para
                                                Pontuação para 1ª Etapa
                     Código Lyceum  Atividade avaliativa         2ª e 3ª Etapas
                                                 (30,0 pontos no total)
                                                               (35,0 pontos no total)
                                Avaliação interdisciplinar ou
                        AV1         Simulado          6,0           8,0
                        AV2     Avaliação interdisciplinar ou   6,0  8,0
                                    Simulado
                                  Avaliação somativa:
                        AV3     60% de questões objetivas.   12,0   11,0
                               40% de questões discursivas.
                                Avaliação interdisciplinar ou
                        AV4                           6,0           8,0
                                    Simulado.




                                            Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem  19
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