Page 17 - Avaliação da Aprendizagem
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Cabe ressaltar que o estudante que não alcançar o aproveitamento mínimo de
          70% dos pontos distribuídos até o final do trimestre em curso estará em condição
          de recuperação trimestral e deverá ter garantido o direito de realizar uma atividade
          avaliativa de recuperação.  4
          2.3 Sistema Avaliativo para o 9° ano do Ensino Fundamental à 2º série
          do Ensino Médio
          O 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio representam atualmente um
          dos maiores desafios da Educação Básica brasileira. A educação voltada para as
          demandas do século XXI deve garantir inegavelmente uma formação acadêmica
          de excelência, fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes,
          não apenas para o sucesso destes no Enem ou demais vestibulares, mas também
          para que possam constituir uma visão crítica sobre a realidade, estruturada em
          conceitos adequados, habilidades e competências acadêmicas, livre de conclu-
          sões simplistas e superficiais. Outro importante desafio dessa fase é desenvolver
          as habilidades socioemocionais, fundamentais para que os estudantes possam
          conduzir de maneira autônoma seus projetos de vida em acordo com as compe-
          tências previstas nas Matrizes Maristas. As habilidades socioemocionais também
          estão associadas à preparação para o mundo do trabalho, à cidadania e à prática
          social, preconizadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/1996),
          a partir de práticas que priorizem o trabalho em grupos, o empreendedorismo,
          a criatividade, a liderança, o protagonismo, a criticidade e a ética. Atrelado às
          demandas acadêmicas, pessoais e laborais, está o universo digital e as novas tec-
          nologias, responsáveis na contemporaneidade pelas rápidas transformações evi-
          denciadas nas relações entre as pessoas em sociedade.
          Diante desse cenário, em acordo com o carisma e a missão Marista, além dos
          documentos institucionais já citados, este documento normativo busca garantir
          nas unidades do Marista Centro-Norte de fato uma formação integral para os
          estudantes do Ensino Médio. Para isso, buscou-se o equilíbrio entre o processo de
          ensino-aprendizagem acadêmico e o desenvolvimento das habilidades socioe-
          mocionais. Para a formulação do sistema avaliativo para o segmento, levou-se em
          consideração a realidade observada nas unidades, tanto dos educadores quanto
          dos estudantes. Nesse contexto, vale ressaltar o expressivo número de compo-
          nentes curriculares, o retorno dos estudantes no turno vespertino para participarem
          das aulas, o número de provas atualmente aplicadas, a necessidade de tempo para
          os estudantes desenvolverem as atividades em casa, entre outros fatores.



          4   Para as unidades da cidade de Belo Horizonte, o aproveitamento mínimo é de 60%.



           16  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem
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