Page 17 - Avaliação da Aprendizagem
P. 17
Cabe ressaltar que o estudante que não alcançar o aproveitamento mínimo de
70% dos pontos distribuídos até o final do trimestre em curso estará em condição
de recuperação trimestral e deverá ter garantido o direito de realizar uma atividade
avaliativa de recuperação. 4
2.3 Sistema Avaliativo para o 9° ano do Ensino Fundamental à 2º série
do Ensino Médio
O 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio representam atualmente um
dos maiores desafios da Educação Básica brasileira. A educação voltada para as
demandas do século XXI deve garantir inegavelmente uma formação acadêmica
de excelência, fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes,
não apenas para o sucesso destes no Enem ou demais vestibulares, mas também
para que possam constituir uma visão crítica sobre a realidade, estruturada em
conceitos adequados, habilidades e competências acadêmicas, livre de conclu-
sões simplistas e superficiais. Outro importante desafio dessa fase é desenvolver
as habilidades socioemocionais, fundamentais para que os estudantes possam
conduzir de maneira autônoma seus projetos de vida em acordo com as compe-
tências previstas nas Matrizes Maristas. As habilidades socioemocionais também
estão associadas à preparação para o mundo do trabalho, à cidadania e à prática
social, preconizadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/1996),
a partir de práticas que priorizem o trabalho em grupos, o empreendedorismo,
a criatividade, a liderança, o protagonismo, a criticidade e a ética. Atrelado às
demandas acadêmicas, pessoais e laborais, está o universo digital e as novas tec-
nologias, responsáveis na contemporaneidade pelas rápidas transformações evi-
denciadas nas relações entre as pessoas em sociedade.
Diante desse cenário, em acordo com o carisma e a missão Marista, além dos
documentos institucionais já citados, este documento normativo busca garantir
nas unidades do Marista Centro-Norte de fato uma formação integral para os
estudantes do Ensino Médio. Para isso, buscou-se o equilíbrio entre o processo de
ensino-aprendizagem acadêmico e o desenvolvimento das habilidades socioe-
mocionais. Para a formulação do sistema avaliativo para o segmento, levou-se em
consideração a realidade observada nas unidades, tanto dos educadores quanto
dos estudantes. Nesse contexto, vale ressaltar o expressivo número de compo-
nentes curriculares, o retorno dos estudantes no turno vespertino para participarem
das aulas, o número de provas atualmente aplicadas, a necessidade de tempo para
os estudantes desenvolverem as atividades em casa, entre outros fatores.
4 Para as unidades da cidade de Belo Horizonte, o aproveitamento mínimo é de 60%.
16 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem