Page 12 - Avaliação da Aprendizagem
P. 12

2.1 Sistema avaliativo para o 2 ao 5º ano do Ensino Fundamental
                    De acordo com as premissas pedagógicas Maristas que preconizam a formação
                    integral, as Matrizes Maristas também contemplam para esse segmento um
                    conjunto de competências e habilidades que contribuirão para que o estudante
                    consiga responder, de modo criativo, crítico e curioso, aos inúmeros desafios que
                    a vida em grupo propõe.
                    A partir do 2º ano do Ensino Fundamental , tratando da divisão de pontos nas
                                                  2
                    etapas letivas, com o intuito de garantir o alinhamento entre as Unidades e a
                    parametrização no lançamento de notas no sistema acadêmico, ficou estabele-
                    cido que a primeira etapa será valorada em 30 pontos e as demais em 35 pontos.
                    Todas as avaliações deverão ocorrer no horário de aula, respeitando os critérios
                    dos instrumentos avaliativos e o tempo necessário, conforme a série. Em nenhuma
                    hipótese deverá ser ofertado ponto extra, respeitando com isso a distribuição de
                    pontos e a divisão de atividades determinadas neste documento.
                    Diante deste cenário, ficou definido a aplicação de (3) três atividades avaliativas
                    em cada etapa letiva, cujas pontuações deverão ser lançadas no Lyceum seguindo
                    a ordem aqui estabelecida. São elas:
                                                                 Pontuação para
                                                Pontuação para 1ª Etapa
                     Código Lyceum  Atividade avaliativa         2ª e 3ª Etapas
                                                 (30,0 pontos no total)
                                                               (35,0 pontos no total)
                                Avaliação interdisciplinar,
                                mapa conceitual, relatórios
                        AV 1     de visitas e experiências,   13,0  15,0
                                 ilustrações, entre outros.
                                  Simulado - 5º Ano.
                                  Avaliação somativa:
                        AV 2   20% objetiva e 80% discursiva.  13,0  15,0

                        AV3       Avaliação somativa  4,0           5,0
                                  projeto institucional.
                    As atividades da AV1 buscam contribuir com a realização de uma avaliação in-
                    terdisciplinar e de caráter formativo, que possibilite aos estudantes compreen-
                    derem a avaliação como parte de seu processo de ensino e aprendizagem. A AV1
                    busca promover a criatividade do docente Marista e o trabalho em equipe, por
                    isso, sugere-se a realização de avaliações interdisciplinares, construção de mapas
                    conceituais, realização de relatórios, gráficos e infográficos que respeitem a


                    2  Para o 1° Ano do Ensino Fundamental, o processo avaliativo se dará obedecendo as orientações metodológicas
                     das  Diretrizes da Educação Infantil do Marista Centro-Norte e as normativas locais que variam sobre a emis-
                     são de  nota/boletim.



                                            Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem  11
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17