Page 12 - Avaliação da Aprendizagem
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2.1 Sistema avaliativo para o 2 ao 5º ano do Ensino Fundamental
De acordo com as premissas pedagógicas Maristas que preconizam a formação
integral, as Matrizes Maristas também contemplam para esse segmento um
conjunto de competências e habilidades que contribuirão para que o estudante
consiga responder, de modo criativo, crítico e curioso, aos inúmeros desafios que
a vida em grupo propõe.
A partir do 2º ano do Ensino Fundamental , tratando da divisão de pontos nas
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etapas letivas, com o intuito de garantir o alinhamento entre as Unidades e a
parametrização no lançamento de notas no sistema acadêmico, ficou estabele-
cido que a primeira etapa será valorada em 30 pontos e as demais em 35 pontos.
Todas as avaliações deverão ocorrer no horário de aula, respeitando os critérios
dos instrumentos avaliativos e o tempo necessário, conforme a série. Em nenhuma
hipótese deverá ser ofertado ponto extra, respeitando com isso a distribuição de
pontos e a divisão de atividades determinadas neste documento.
Diante deste cenário, ficou definido a aplicação de (3) três atividades avaliativas
em cada etapa letiva, cujas pontuações deverão ser lançadas no Lyceum seguindo
a ordem aqui estabelecida. São elas:
Pontuação para
Pontuação para 1ª Etapa
Código Lyceum Atividade avaliativa 2ª e 3ª Etapas
(30,0 pontos no total)
(35,0 pontos no total)
Avaliação interdisciplinar,
mapa conceitual, relatórios
AV 1 de visitas e experiências, 13,0 15,0
ilustrações, entre outros.
Simulado - 5º Ano.
Avaliação somativa:
AV 2 20% objetiva e 80% discursiva. 13,0 15,0
AV3 Avaliação somativa 4,0 5,0
projeto institucional.
As atividades da AV1 buscam contribuir com a realização de uma avaliação in-
terdisciplinar e de caráter formativo, que possibilite aos estudantes compreen-
derem a avaliação como parte de seu processo de ensino e aprendizagem. A AV1
busca promover a criatividade do docente Marista e o trabalho em equipe, por
isso, sugere-se a realização de avaliações interdisciplinares, construção de mapas
conceituais, realização de relatórios, gráficos e infográficos que respeitem a
2 Para o 1° Ano do Ensino Fundamental, o processo avaliativo se dará obedecendo as orientações metodológicas
das Diretrizes da Educação Infantil do Marista Centro-Norte e as normativas locais que variam sobre a emis-
são de nota/boletim.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem 11