Page 10 - Avaliação da Aprendizagem
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1.1 Avaliação da Aprendizagem
                    A avaliação é entendida como processo que ocorre durante o desenvolvimento
                    pedagógico, necessária para o andamento do ensino e da aprendizagem.
                    Nessa perspectiva, a avaliação deve ser um mecanismo que permite aos agentes
                    envolvidos no processo refletirem e compreenderem a delimitação das estratégias
                    pedagógicas elencadas durante o período avaliado.
                    Para o Marista, a avaliação deve ser vista como evidências ao processo de orien-
                    tação e reorientação das estratégias de ensino ao longo do ano letivo. Ou seja,
                    a avaliação permite compreender a estrutura e os processos pedagógicos,
                    promovendo ajustes e aperfeiçoamentos necessários, tanto do docente quanto
                    do estudante. Por isso, na construção dos instrumentos avaliativos e de seus
                    critérios, deve-se considerar a participação da comunidade escolar, priorizando
                    os objetivos de ensino da instituição atrelados às necessidades dos educandos.
                    Como consequência da inevitabilidade de avaliar o processo pedagógico,
                    valorizando os diferentes sujeitos envolvidos nele, as avaliações devem se basear,
                    prioritariamente, na análise de situações problemas, nas quais o estudante será
                    capaz de formular respostas por meio da aplicação das habilidades e dos conceitos
                    adquiridos e construídos a partir dos conhecimentos trabalhados em cada um dos
                    componentes curriculares.
                    Tendo como premissa os documentos institucionais, o carisma Marista e as
                                                                           1
                    necessidades avaliativas para o Marista Centro-Norte, este documento normativo
                    foi formulado. Objetivando o equilíbrio entre o processo de ensino-aprendizagem
                    acadêmico e o desenvolvimento das habilidades e competências. Nesse contexto,
                    consideramos a etapa de desenvolvimento e adaptação que ocorre durante a
                    transição de segmentos escolares, as necessidades básicas e o desenvolvimento
                    sócio-afetivo-biológico dos educandos durante todo seu desenvolvimento escolar.









                    1  O Sistema de Avaliação do Marista Centro-Norte tem caráter orientativo em 2021 e normativo a partir de 2022.




                                            Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem  9
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