Page 10 - Avaliação da Aprendizagem
P. 10
1.1 Avaliação da Aprendizagem
A avaliação é entendida como processo que ocorre durante o desenvolvimento
pedagógico, necessária para o andamento do ensino e da aprendizagem.
Nessa perspectiva, a avaliação deve ser um mecanismo que permite aos agentes
envolvidos no processo refletirem e compreenderem a delimitação das estratégias
pedagógicas elencadas durante o período avaliado.
Para o Marista, a avaliação deve ser vista como evidências ao processo de orien-
tação e reorientação das estratégias de ensino ao longo do ano letivo. Ou seja,
a avaliação permite compreender a estrutura e os processos pedagógicos,
promovendo ajustes e aperfeiçoamentos necessários, tanto do docente quanto
do estudante. Por isso, na construção dos instrumentos avaliativos e de seus
critérios, deve-se considerar a participação da comunidade escolar, priorizando
os objetivos de ensino da instituição atrelados às necessidades dos educandos.
Como consequência da inevitabilidade de avaliar o processo pedagógico,
valorizando os diferentes sujeitos envolvidos nele, as avaliações devem se basear,
prioritariamente, na análise de situações problemas, nas quais o estudante será
capaz de formular respostas por meio da aplicação das habilidades e dos conceitos
adquiridos e construídos a partir dos conhecimentos trabalhados em cada um dos
componentes curriculares.
Tendo como premissa os documentos institucionais, o carisma Marista e as
1
necessidades avaliativas para o Marista Centro-Norte, este documento normativo
foi formulado. Objetivando o equilíbrio entre o processo de ensino-aprendizagem
acadêmico e o desenvolvimento das habilidades e competências. Nesse contexto,
consideramos a etapa de desenvolvimento e adaptação que ocorre durante a
transição de segmentos escolares, as necessidades básicas e o desenvolvimento
sócio-afetivo-biológico dos educandos durante todo seu desenvolvimento escolar.
1 O Sistema de Avaliação do Marista Centro-Norte tem caráter orientativo em 2021 e normativo a partir de 2022.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem 9