Page 6 - Avaliação da Aprendizagem
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Apresentação





                    O trabalho em rede pressupõe o compartilhamento de objetivos, intenções e
                    procedimentos, construindo-se, assim, vínculos de interdependência e comple-
                    mentaridade. No Marista, as escolas e os colégios em todo o mundo têm a mesma
                    missão educativa de tornar “Jesus Cristo conhecido e amado”. No Brasil, para
                    cumprir com a missão, os maristas de Champagnat também se fundamentam
                    no Projeto Educativo do Brasil Marista, Matrizes Curriculares de Educação Básica,
                    Sistema Marista de Educação e diversos projetos que unem 29 unidades socioe-
                    ducacionais. Nessa perspectiva, via-se a necessidade de elaboração de um projeto
                    institucional que colaborasse para essa caminhada em rede e o fortalecimento da
                    implementação de uma diretriz de avaliação da aprendizagem.

                    O processo de construção da Diretriz de Avaliação da Aprendizagem da rede
                    iniciou-se ainda em 2018 com a criação do Grupo de Trabalho Sistema Avaliativo,
                    que contou com professores, diretores, vice-diretores de nossas unidades socio-
                    educacionais com a organização da equipe da Coordenação Educacional/GSE.
                    A primeira ação do Grupo de Trabalho foi realizar uma análise em todos os siste-
                    mas avaliativos da rede e compará-los com sistemas de avaliação internos e de
                    outras redes de colégios que tenham como foco a excelência acadêmica e a formação
                    integral do ser humano. Após a realização do benchmarking interno e externo, foi
                    construída a primeira versão do Sistema.

                    Em 2019, essa proposição para a rede de escolas e colégios do marista Centro-Norte
                    passou por um processo de consulta com a participação virtual, em especial com
                    as vice-direções educacionais da rede, no qual todas as unidades socioeduca-
                    cionais maristas puderam propor contribuições e sugestões de adequações.
                    Ao analisar todas as contribuições e buscando atender às necessidades de uma
                    educação contemporânea, elaboramos a Diretrizes para avaliação da aprendizagem
                    do Marista Centro-Norte, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, com os
                    respectivos projetos institucionais e os passos para a implantação em rede.









                                            Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem  5
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