Page 6 - Avaliação da Aprendizagem
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Apresentação
O trabalho em rede pressupõe o compartilhamento de objetivos, intenções e
procedimentos, construindo-se, assim, vínculos de interdependência e comple-
mentaridade. No Marista, as escolas e os colégios em todo o mundo têm a mesma
missão educativa de tornar “Jesus Cristo conhecido e amado”. No Brasil, para
cumprir com a missão, os maristas de Champagnat também se fundamentam
no Projeto Educativo do Brasil Marista, Matrizes Curriculares de Educação Básica,
Sistema Marista de Educação e diversos projetos que unem 29 unidades socioe-
ducacionais. Nessa perspectiva, via-se a necessidade de elaboração de um projeto
institucional que colaborasse para essa caminhada em rede e o fortalecimento da
implementação de uma diretriz de avaliação da aprendizagem.
O processo de construção da Diretriz de Avaliação da Aprendizagem da rede
iniciou-se ainda em 2018 com a criação do Grupo de Trabalho Sistema Avaliativo,
que contou com professores, diretores, vice-diretores de nossas unidades socio-
educacionais com a organização da equipe da Coordenação Educacional/GSE.
A primeira ação do Grupo de Trabalho foi realizar uma análise em todos os siste-
mas avaliativos da rede e compará-los com sistemas de avaliação internos e de
outras redes de colégios que tenham como foco a excelência acadêmica e a formação
integral do ser humano. Após a realização do benchmarking interno e externo, foi
construída a primeira versão do Sistema.
Em 2019, essa proposição para a rede de escolas e colégios do marista Centro-Norte
passou por um processo de consulta com a participação virtual, em especial com
as vice-direções educacionais da rede, no qual todas as unidades socioeduca-
cionais maristas puderam propor contribuições e sugestões de adequações.
Ao analisar todas as contribuições e buscando atender às necessidades de uma
educação contemporânea, elaboramos a Diretrizes para avaliação da aprendizagem
do Marista Centro-Norte, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, com os
respectivos projetos institucionais e os passos para a implantação em rede.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem 5