Page 8 - Avaliação da Aprendizagem
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1. Introdução
Avaliar, em uma perspectiva de educação integral, significa repensar a própria
escola, seus valores, o currículo e as práticas pedagógicas adotadas (PERRE-
NOUND, 1993) e, principalmente, compreender que a avaliação faz parte do
processo de ensino e aprendizagem sempre a favor de quem aprende (LIBANÊO
e ALVES, 2012). Nessa expectativa, compreende-se alguns pressupostos para
a construção de um sistema de avaliação da aprendizagem, que seja reflexo do
compromisso com uma educação integral e de excelência acadêmica, dentre
eles podemos citar:
1. A avaliação precisa estar em sintonia com o propósito de desenvolver
habilidades e competências para a vida do estudante, garantindo assim o seu
desenvolvimento integral (MENDEZ, 2018). Além disso, o ato de avaliar deve
contribuir para a melhoria do ensino, uma vez que os processos podem ser
medidos e temos a possibilidade de melhorá-los.
2. O processo de avaliação é mais amplo que a verificação da aprendizagem.
Ele serve como ponto de partida para o planejamento das próximas ações
pedagógicas e para o fornecimento de dados e de diretrizes para a tomada de
decisões (MOURA & BARBOSA, 2017).
3. A avaliação expressa as concepções do currículo e do ser humano que se
pretende desenvolver, não existe processo avaliativo neutro ou dissonante
do que se pretende dentro do ambiente escolar. As concepções do que é um
educador e do que se espera de um educando irão se refletir nos métodos
avaliativos propostos (LUCKESI, 2012).
4. A compreensão de que o “resultado” do trabalho do docente é a aprendizagem
do estudante mostra que diferentes metodologias de ensino precisam ser ado-
tadas e, consequentemente, diferentes abordagens avaliativas (MOURA, 2017).
Ao partir desses quatro pilares e da compreensão de que o Projeto Educativo do
Brasil Marista visa a formação integral do ser humano e que as Matrizes Curricula-
res do Brasil Marista buscam o desenvolvimento das competências ético-estéti-
cas, políticas, acadêmicas e tecnológicas, percebe-se a necessidade da construção
de um sistema avaliativo que contemple a formação integral dos estudantes
e que possua elementos que fortaleçam o desenvolvimento de habilidades e
competências, que prepare para as avaliações externas e que apoie a utilização
de metodologias pedagógicas alinhadas com as necessidades de aprendizagem
do século XXI.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem 7