Page 8 - Avaliação da Aprendizagem
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1. Introdução




                    Avaliar, em uma perspectiva de educação integral, significa repensar a própria
                    escola, seus valores, o currículo e as práticas pedagógicas adotadas (PERRE-
                    NOUND, 1993) e, principalmente, compreender que a avaliação faz parte do
                    processo de ensino e aprendizagem sempre a favor de quem aprende (LIBANÊO
                    e ALVES, 2012). Nessa expectativa, compreende-se alguns pressupostos para
                    a construção de um sistema de avaliação da aprendizagem, que seja reflexo do
                    compromisso com uma educação integral e de excelência acadêmica, dentre
                    eles podemos citar:

                    1.  A avaliação precisa estar em sintonia com o propósito de desenvolver
                      habilidades e competências para a vida do estudante, garantindo assim o seu
                      desenvolvimento integral (MENDEZ, 2018). Além disso, o ato de avaliar deve
                      contribuir para a melhoria do ensino, uma vez que os processos podem ser
                      medidos e temos a possibilidade de melhorá-los.
                    2.  O processo de avaliação é mais amplo que a verificação da aprendizagem.
                      Ele serve como ponto de partida para o planejamento das próximas ações
                      pedagógicas e para o fornecimento de dados e de diretrizes para a tomada de
                      decisões (MOURA & BARBOSA, 2017).
                    3.  A avaliação expressa as concepções do currículo e do ser humano que se
                      pretende desenvolver, não existe processo avaliativo neutro ou dissonante
                      do que se pretende dentro do ambiente escolar. As concepções do que é um
                      educador e do que se espera de um educando irão se refletir nos métodos
                      avaliativos propostos (LUCKESI, 2012).
                    4.  A compreensão de que o “resultado” do trabalho do docente é a aprendizagem
                      do estudante mostra que diferentes metodologias de ensino precisam ser ado-
                      tadas e, consequentemente, diferentes abordagens avaliativas (MOURA, 2017).
                    Ao partir desses quatro pilares e da compreensão de que o Projeto Educativo do
                    Brasil Marista visa a formação integral do ser humano e que as Matrizes Curricula-
                    res do Brasil Marista buscam o desenvolvimento das competências ético-estéti-
                    cas, políticas, acadêmicas e tecnológicas, percebe-se a necessidade da construção
                    de um sistema avaliativo que contemple a formação integral dos estudantes
                    e que possua elementos que fortaleçam o desenvolvimento de habilidades e
                    competências, que prepare para as avaliações externas e que apoie a utilização
                    de metodologias pedagógicas alinhadas com as necessidades de aprendizagem
                    do século XXI.




                                            Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem  7
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