Page 13 - Avaliação da Aprendizagem
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faixa etária e a maturidade dos estudantes, entre outros modelos avaliativos.
          É fortemente sugerido que a AV1 conte com atividades relacionadas à resolução
          de problemas, às sequências didáticas e ao pensamento Maker
          A atividade avaliativa AV2 é somativa em formato de teste ou prova, isto é, tem
          como objetivo avaliar os resultados da aprendizagem ao término de determinado
          processo educacional. A atividade deverá apresentar 20% de questões objetivas e
          80% de questões discursivas. Para as disciplinas com 01 (uma) aula por semana,
          a atividade AV2 não deverá ser, necessariamente, somativa, podendo dar lugar a
          uma ou mais atividades, que deverão ter as notas somadas e lançadas no sistema
          neste campo. Para favorecer a análise didático-pedagógica dos instrumentos
          avaliativos pelos gestores pedagógicos, todas as avaliações AV2 deverão ser en-
          viadas pelos educadores aos respectivos gestores apresentando gabarito para
          as questões objetivas e discursivas. A formulação do gabarito para as questões
          discursivas validará se, de fato, o comando da questão atende com excelência a
          habilidade avaliada.
          A atividade avaliativa AV3 representa um projeto que dialoga diretamente com
          o Projeto Político-Pedagógico-Pastoral do Marista que as unidades deverão
          desenvolver em cada uma das etapas letivas. A formatação desses projetos, os
          seus objetivos e as metodologias serão apresentados nas próximas seções deste
          documento. A pontuação obtida pelos estudantes em cada projeto valerá para
          todos os componentes curriculares da série, mesmo que os trabalhos tenham
          sido coordenados por professores de uma área específica. Com o intuito de
          garantir uma gestão eficiente dos processos e que os projetos alcancem as metas
          pré-estabelecidas pelos participantes, é fundamental a atuação dos Vice-diretores
          Educacionais, dos Coordenadores Pedagógicos e dos Coordenadores de Área,
          acompanhando os processos de elaboração e execução dos projetos institucio-
          nais, garantindo com isso a execução das etapas nos prazos pré-estabelecidos
          e a qualidade do trabalho dos envolvidos, questões fundamentais para que os
          estudantes possam de fato desenvolver as habilidades e competências associadas
          às propostas pedagógicas de cada projeto. Vale ressaltar que, na semana de culmi-
          nância de cada um dos projetos, as unidades deverão evitar a aplicação de provas
          somativas, para garantir a dedicação dos estudantes e não prejudicar a qualidade
          das aulas no período.

          A ordem das mostras pode ser definida de acordo com as características locais
          de cada uma das unidades. A ordem aqui apresentada é apenas uma sugestão
          de organização. Durante a primeira etapa, as Unidades deverão desenvolver a
          Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura. No decorrer da segunda etapa,
          as Unidades deverão desenvolver a Mostra Marista de Ciências, Tecnologia e
          Inovação. Na terceira etapa, as Unidades deverão desenvolver a Mostra Marista de
          Empreendedorismo Social e Educação Financeira.



           12  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem
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