Page 13 - Avaliação da Aprendizagem
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faixa etária e a maturidade dos estudantes, entre outros modelos avaliativos.
É fortemente sugerido que a AV1 conte com atividades relacionadas à resolução
de problemas, às sequências didáticas e ao pensamento Maker
A atividade avaliativa AV2 é somativa em formato de teste ou prova, isto é, tem
como objetivo avaliar os resultados da aprendizagem ao término de determinado
processo educacional. A atividade deverá apresentar 20% de questões objetivas e
80% de questões discursivas. Para as disciplinas com 01 (uma) aula por semana,
a atividade AV2 não deverá ser, necessariamente, somativa, podendo dar lugar a
uma ou mais atividades, que deverão ter as notas somadas e lançadas no sistema
neste campo. Para favorecer a análise didático-pedagógica dos instrumentos
avaliativos pelos gestores pedagógicos, todas as avaliações AV2 deverão ser en-
viadas pelos educadores aos respectivos gestores apresentando gabarito para
as questões objetivas e discursivas. A formulação do gabarito para as questões
discursivas validará se, de fato, o comando da questão atende com excelência a
habilidade avaliada.
A atividade avaliativa AV3 representa um projeto que dialoga diretamente com
o Projeto Político-Pedagógico-Pastoral do Marista que as unidades deverão
desenvolver em cada uma das etapas letivas. A formatação desses projetos, os
seus objetivos e as metodologias serão apresentados nas próximas seções deste
documento. A pontuação obtida pelos estudantes em cada projeto valerá para
todos os componentes curriculares da série, mesmo que os trabalhos tenham
sido coordenados por professores de uma área específica. Com o intuito de
garantir uma gestão eficiente dos processos e que os projetos alcancem as metas
pré-estabelecidas pelos participantes, é fundamental a atuação dos Vice-diretores
Educacionais, dos Coordenadores Pedagógicos e dos Coordenadores de Área,
acompanhando os processos de elaboração e execução dos projetos institucio-
nais, garantindo com isso a execução das etapas nos prazos pré-estabelecidos
e a qualidade do trabalho dos envolvidos, questões fundamentais para que os
estudantes possam de fato desenvolver as habilidades e competências associadas
às propostas pedagógicas de cada projeto. Vale ressaltar que, na semana de culmi-
nância de cada um dos projetos, as unidades deverão evitar a aplicação de provas
somativas, para garantir a dedicação dos estudantes e não prejudicar a qualidade
das aulas no período.
A ordem das mostras pode ser definida de acordo com as características locais
de cada uma das unidades. A ordem aqui apresentada é apenas uma sugestão
de organização. Durante a primeira etapa, as Unidades deverão desenvolver a
Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura. No decorrer da segunda etapa,
as Unidades deverão desenvolver a Mostra Marista de Ciências, Tecnologia e
Inovação. Na terceira etapa, as Unidades deverão desenvolver a Mostra Marista de
Empreendedorismo Social e Educação Financeira.
12 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem