Page 11 - Avaliação da Aprendizagem
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2. Sistema de Avaliação
da Aprendizagem para
o Ensino Fundamental e
Ensino Médio
Ao avançar na vivência de experiências iniciadas na Educação Infantil, a criança
aprofunda seu conhecimento sobre os objetos físicos, sobre a personalidade
individual e do outro, sobre mecanismos das relações sociais. Compreende-se
que nessa etapa da vida escolar do estudante, as múltiplas capacidades cognitivas
devem ser desenvolvidas devido à rápida maturação das estruturas neurológicas.
Por esse motivo, é importante estimular a criança nos diversos campos do
conhecimento. É nessa fase da escolaridade que se aprofundam os níveis de
conhecimento. Neste contexto, cabe à escola mediar os conhecimentos necessários
a novos olhares para o mundo.
Quando estimuladas, crianças de 6 a 10 anos tendem a demonstrar desenvolvi-
mento na capacidade de decidir, acolher e elaborar resoluções para problemas
condizentes com a faixa etária. Até os 7 anos, a capacidade de linguagem desen-
volve-se de forma significativa, podendo levar os adultos, que desconhecem o
processo de ensino de linguagem, a pensar que os estudantes conseguem
compreender conceitos mais complexos; neste sentido, ao se propor uma ativida-
de avaliativa, é necessário que o estudante tenha o desenvolvimento da lingua-
gem considerado no processo. Seu interesse por causas e fenômenos são ainda
criações simbólicas, não tendo habilidade para simultaneidade de pontos de vista.
Entre 7 e 9 anos, os estudantes conseguem compreender “o ponto de vista do
outro”, embora não seja pertinente lhes apresentar situações complexas como
objeto de estudo. A partir de 9 anos já conseguem perceber e pensar o mundo
devido à habilidade de conservação, sendo capaz de compreender a parte e o todo.
Ao final dessa fase, a criança torna-se muito criativa e está orientada ao
pensamento crítico, o que favorece o desenvolvimento pessoal da visão de mundo.
Brincadeiras e jogos, quando desenvolvidos com objetivo pedagógico, podem
despertar a criatividade, a argumentação, a consciência de si e do outro, aspectos
imprescindíveis para a maturidade progressiva no pensamento conceitual e no
uso das ideias para a importante fase que está por vir.
10 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem