Page 15 - Avaliação da Aprendizagem
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Em nenhuma hipótese deverá ser ofertado ponto extra, respeitando com isso a
distribuição de pontos e a divisão de atividades determinadas neste documento.
Diante desse cenário, ficou definido a aplicação de (3) três processos avaliativos
em cada etapa cujas pontuações deverão ser lançadas no sistema acadêmico
Lyceum seguindo a ordem aqui estabelecida. São elas:
Pontuação para
Pontuação para 1ª Etapa
Código Lyceum Atividade avaliativa 2ª e 3ª Etapas
(30,0 pontos no total)
(35,0 pontos no total)
Avaliação interdisciplinar ou
AV1 por área de conhecimento, 13,0 15,0
mapa conceitual, simulado,
entre outros.
Avaliação somativa:
6° e 7° Ano:
30% objetiva.
AV2 70% discursiva. 13,0 15,0
8° ano:
50% objetiva.
50% discursiva.
Projeto pedagógico
(uma ou duas áreas do
conhecimento por trimestre).
AV3 Para as demais áreas não 4,0 5,0
contempladas na mostra do
trimestre, promover uma
avaliação interdisciplinar.
As atividades da AV1 buscam contribuir com a realização de uma avaliação in-
terdisciplinar de caráter formativo, que possibilite aos alunos compreenderem a
avaliação como parte de seu processo de ensino e aprendizagem. A AV1 deve
colaborar para que o aluno reflita sobre sua caminhada acadêmica e se torne
protagonista de seu processo de aprendizagem. A AV1 também busca promover
a criatividade do docente Marista e o trabalho em equipe, por isso, sugere-se
avaliações interdisciplinares, construção de mapas conceituais, aplicação de
simulados que respeitem a faixa etária e a maturidade dos estudantes, entre outras
metodologias avaliativas. É sugerido que a AV1 conte com atividades relacionadas à
resolução de problemas, às sequências didáticas e ao pensamento Maker.
A atividade avaliativa AV2 é somativa em formato de teste ou prova, isto é, tem
como objetivo avaliar os resultados da aprendizagem ao término de determinado
processo educacional. A atividade deverá apresentar 30% de questões objetivas e
70% de questões discursivas para o 6° e o 7° ano e 50% discursiva e 50% objetiva
para o 8° ano. Para as disciplinas com uma aula por semana, a atividade P2 não
deverá ser, necessariamente, somativa, podendo dar lugar a uma ou mais
atividades, que deverão ter as notas somadas e lançadas no sistema neste campo.
Para favorecer a análise didático-pedagógica dos instrumentos avaliativos pelos
14 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem