Page 15 - Avaliação da Aprendizagem
P. 15

Em nenhuma hipótese deverá ser ofertado ponto extra, respeitando com isso a
          distribuição de pontos e a divisão de atividades determinadas neste documento.
          Diante desse cenário, ficou definido a aplicação de (3) três processos avaliativos
          em cada etapa cujas pontuações deverão ser lançadas no sistema acadêmico
          Lyceum seguindo a ordem aqui estabelecida. São elas:

                                                       Pontuação para
                                       Pontuação para 1ª Etapa
            Código Lyceum  Atividade avaliativa         2ª e 3ª Etapas
                                        (30,0 pontos no total)
                                                      (35,0 pontos no total)
                      Avaliação interdisciplinar ou
               AV1     por área de conhecimento,   13,0   15,0
                       mapa conceitual, simulado,
                          entre outros.
                        Avaliação somativa:
                           6° e 7° Ano:
                          30% objetiva.
               AV2        70% discursiva.   13,0          15,0
                            8° ano:
                          50% objetiva.
                          50% discursiva.
                         Projeto pedagógico
                        (uma ou duas áreas do
                      conhecimento por trimestre).
               AV3     Para as demais áreas não   4,0      5,0
                      contempladas na mostra do
                       trimestre, promover uma
                       avaliação interdisciplinar.
          As atividades da AV1 buscam contribuir com a realização de uma avaliação in-
          terdisciplinar de caráter formativo, que possibilite aos alunos compreenderem a
          avaliação como parte de seu processo de ensino e aprendizagem. A AV1 deve
          colaborar para que o aluno reflita sobre sua caminhada acadêmica e se torne
          protagonista de seu processo de aprendizagem. A AV1 também busca promover
          a criatividade do docente Marista e o trabalho em equipe, por isso, sugere-se
          avaliações interdisciplinares, construção de mapas conceituais, aplicação de
          simulados que respeitem a faixa etária e a maturidade dos estudantes, entre outras
          metodologias avaliativas. É sugerido que a AV1 conte com atividades relacionadas à
          resolução de problemas, às sequências didáticas e ao pensamento Maker.
          A atividade avaliativa AV2 é somativa em formato de teste ou prova, isto é, tem
          como objetivo avaliar os resultados da aprendizagem ao término de determinado
          processo educacional. A atividade deverá apresentar 30% de questões objetivas e
          70% de questões discursivas para o 6° e o 7° ano e 50% discursiva e 50% objetiva
          para o 8° ano. Para as disciplinas com uma aula por semana, a atividade P2 não
          deverá ser, necessariamente, somativa, podendo dar lugar a uma ou mais
          atividades, que deverão ter as notas somadas e lançadas no sistema neste campo.
          Para favorecer a análise didático-pedagógica dos instrumentos avaliativos pelos




           14  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20