Page 14 - Avaliação da Aprendizagem
P. 14
Na primeira etapa, o desempenho coletivo do grupo deverá ser avaliado em (2,0)
dois pontos e os outros (2,0) dois pontos serão destinados à avaliação individual dos
componentes do grupo. Para a segunda e terceira etapas, serão destinados (2,0) dois
pontos para o desempenho coletivo e (3,0) três pontos para a avaliação individu-
al. Espera-se, com isso, a valoração do trabalho em grupo e do desenvolvimento de
lideranças, estimulando também o protagonismo estudantil em cada um dos
participantes. Como sugestão, a temática das mostras poderá estar associada com os
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulado pelas Nações Unidas.
Cabe ressaltar que o estudante que não alcançar o aproveitamento mínimo de
70% dos pontos distribuídos até o final do trimestre em curso estará em condição
de recuperação trimestral e deverá ter garantido o direito de realizar uma atividade
avaliativa de recuperação .
3
2.2 Sistema Avaliativo para o 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental
É no Ensino Fundamental Anos Finais que os estudantes aprendem a trabalhar com
suas emoções, fortalecem os laços de amizade e relacionamento, começam a perceber
o mundo além do olhar familiar e iniciam a construção de suas próprias visões da
realidade. Na adolescência, eles constroem seus círculos de amizade, identificação
e posicionamento social, constituindo assim um terreno fértil para uma pedagogia
que possibilite a formação de um cidadão que se engaje com o bem comum. De acor-
do com as premissas que preconizam a formação integral, as Matrizes Maristas tam-
bém contemplam para esse segmento um conjunto de competências e habilidades
que contribuirão para que o estudante consiga responder, de modo criativo, crítico
e curioso, aos inúmeros desafios que a vida em grupo propõe.
Ao tratar da divisão de pontos nas etapas letivas, com o intuito de garantir
o alinhamento entre as Unidades e a parametrização no lançamento de notas
no sistema Lyceum, ficou estabelecido que a primeira etapa será valorada em
30 pontos e as demais em 35 pontos. Todas as avaliações do 8° ano do Ensino
Fundamental em diante deverão ocorrer aos sábados ou em horários destinados
ao longo da semana exclusivamente para a aplicação de provas, garantindo com
isso que não haja interferência nas aulas regulares para a aplicação desses instru-
mentos avaliativos. A aplicação da avaliação em horário exclusivo para o 6°ano e
o 7º ano é facultativa, podendo ser estabelecidas estratégias de transição da prova
aplicada pelo professor para a prova aplicada por outro profissional.
Em diálogo com os setores de administração e planejamento, deverá ser pro-
duzida uma orientação a respeito da definição do profissional responsável
pela aplicação das provas, bem como o modelo de sua remuneração.
3 Para as unidades socioeducacionais da cidade de Belo Horizonte, o aproveitamento mínimo é de 60%.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem 13