Page 14 - Avaliação da Aprendizagem
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Na primeira etapa, o desempenho coletivo do grupo deverá ser avaliado em (2,0)
                    dois pontos e os outros (2,0) dois pontos serão destinados à avaliação individual dos
                    componentes do grupo. Para a segunda e terceira etapas, serão destinados (2,0) dois
                    pontos para o desempenho coletivo e (3,0) três pontos para a avaliação individu-
                    al. Espera-se, com isso, a valoração do trabalho em grupo e do desenvolvimento de
                    lideranças, estimulando também o protagonismo estudantil em cada um dos
                    participantes. Como sugestão, a temática das mostras poderá estar associada com os
                    Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulado pelas Nações Unidas.
                    Cabe ressaltar que o estudante que não alcançar o aproveitamento mínimo de
                    70% dos pontos distribuídos até o final do trimestre em curso estará em condição
                    de recuperação trimestral e deverá ter garantido o direito de realizar uma atividade
                    avaliativa de recuperação .
                                     3
                    2.2  Sistema Avaliativo para o 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental
                    É no Ensino Fundamental Anos Finais que os estudantes aprendem a trabalhar com
                    suas emoções, fortalecem os laços de amizade e relacionamento, começam a perceber
                    o mundo além do olhar familiar e iniciam a construção de suas próprias visões da
                    realidade. Na adolescência, eles constroem seus círculos de amizade, identificação
                    e posicionamento social, constituindo assim um terreno fértil para uma pedagogia
                    que possibilite a formação de um cidadão que se engaje com o bem comum. De acor-
                    do com as premissas que preconizam a formação integral, as Matrizes Maristas tam-
                    bém contemplam para esse segmento um conjunto de competências e habilidades
                    que contribuirão para que o estudante consiga responder, de modo criativo, crítico
                    e curioso, aos inúmeros desafios que a vida em grupo propõe.
                    Ao tratar da divisão de pontos nas etapas letivas, com o intuito de garantir
                    o alinhamento entre as Unidades e a parametrização no lançamento de notas
                    no sistema Lyceum, ficou estabelecido que a primeira etapa será valorada em
                    30 pontos e as demais em 35 pontos. Todas as avaliações do 8° ano do Ensino
                    Fundamental em diante deverão ocorrer aos sábados ou em horários destinados
                    ao longo da semana exclusivamente para a aplicação de provas, garantindo com
                    isso que não haja interferência nas aulas regulares para a aplicação desses instru-
                    mentos avaliativos. A aplicação da avaliação em horário exclusivo para o 6°ano e
                    o 7º ano é facultativa, podendo ser estabelecidas estratégias de transição da prova
                    aplicada pelo professor para a prova aplicada por outro profissional.

                      Em diálogo com os setores de administração e planejamento, deverá ser pro-
                      duzida uma orientação a respeito da definição do profissional responsável
                      pela aplicação das provas, bem como o modelo de sua remuneração.


                    3   Para as unidades socioeducacionais da cidade de Belo Horizonte, o aproveitamento mínimo é de 60%.



                                            Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem  13
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