Page 9 - Avaliação da Aprendizagem
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Ter uma concepção de avaliação da aprendizagem coerente com os princípios do
          Projeto Educativo e das Matrizes Curriculares, e que respeite as fases de aprendi-
          zagem dos nossos estudantes, é essencial para garantir a qualidade do serviço
          educacional do Marista Centro-Norte. A diversidade é uma característica da nossa
          organização e abrangência geográfica, porém o avanço da caminhada em rede
          requer alinhamento de processos básicos que hoje estão ocorrendo de diversas
          formas. Destacamos, em especial, a tomada do modelo de avaliação do Ensino
          Médio que, na medida em que é transplantado para os demais segmentos que
          o precedem, compromete a proposta de trabalho curricular e aferição do desem-
          penho dos estudantes no desenvolvimento das competências ético-estéticas,
          políticas e tecnológicas, privilegiando-se assim as competências acadêmicas
          sem a progressão adequada à idade e, consequentemente, à maturidade intelectual
          dos estudantes.
          É no planejamento que são definidos os processos pedagógicos que serão
          avaliados durante todas as etapas do ano letivo. No Brasil Marista, as Matrizes
          Curriculares são balizadoras do trabalho docente, demonstrando caminhos para
          a mediação do processo de ensino e aprendizagem. Por meio das nossas matrizes,
          fica evidente a necessidade de uma avaliação integral do estudante em todas as
          áreas do conhecimento.
          Tomando por base a estrutura das Matrizes Maristas, o processo avaliativo deve
          contemplar as competências e habilidades que norteiam o trabalho docente.
          Nessa perspectiva, durante a elaboração e formulação das avaliações, o educador
          deve compreender e contemplar as habilidades que deseja avaliar para elencar
          estratégias condizentes com o nível conceitual necessário ao desenvolvimento
          dos estudantes. Por consequência, os momentos avaliativos e suas estratégias
          devem ser elaboradas contemplando os eixos estruturantes das áreas de conheci-
          mento, os componentes curriculares, os objetos de estudo e os conteúdos nucleares.












           8   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem
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