Page 9 - Avaliação da Aprendizagem
P. 9
Ter uma concepção de avaliação da aprendizagem coerente com os princípios do
Projeto Educativo e das Matrizes Curriculares, e que respeite as fases de aprendi-
zagem dos nossos estudantes, é essencial para garantir a qualidade do serviço
educacional do Marista Centro-Norte. A diversidade é uma característica da nossa
organização e abrangência geográfica, porém o avanço da caminhada em rede
requer alinhamento de processos básicos que hoje estão ocorrendo de diversas
formas. Destacamos, em especial, a tomada do modelo de avaliação do Ensino
Médio que, na medida em que é transplantado para os demais segmentos que
o precedem, compromete a proposta de trabalho curricular e aferição do desem-
penho dos estudantes no desenvolvimento das competências ético-estéticas,
políticas e tecnológicas, privilegiando-se assim as competências acadêmicas
sem a progressão adequada à idade e, consequentemente, à maturidade intelectual
dos estudantes.
É no planejamento que são definidos os processos pedagógicos que serão
avaliados durante todas as etapas do ano letivo. No Brasil Marista, as Matrizes
Curriculares são balizadoras do trabalho docente, demonstrando caminhos para
a mediação do processo de ensino e aprendizagem. Por meio das nossas matrizes,
fica evidente a necessidade de uma avaliação integral do estudante em todas as
áreas do conhecimento.
Tomando por base a estrutura das Matrizes Maristas, o processo avaliativo deve
contemplar as competências e habilidades que norteiam o trabalho docente.
Nessa perspectiva, durante a elaboração e formulação das avaliações, o educador
deve compreender e contemplar as habilidades que deseja avaliar para elencar
estratégias condizentes com o nível conceitual necessário ao desenvolvimento
dos estudantes. Por consequência, os momentos avaliativos e suas estratégias
devem ser elaboradas contemplando os eixos estruturantes das áreas de conheci-
mento, os componentes curriculares, os objetos de estudo e os conteúdos nucleares.
8 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem