Page 24 - Avaliação da Aprendizagem
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Assim, as recuperações por etapa e final objetivam oferecer novas oportunidades
de aprendizagem ao desenvolvimento de habilidades e competências que ficaram
em defasagem durante o período avaliado. O processo avaliativo das unidades
escolares do Marista Centro-Norte será cumulativo de objetos de conhecimentos
e pontos. Nessa perspectiva, a recuperação sempre ocorrerá quando o estudante
não obtiver 70% (setenta por cento) do valor total de pontos distribuídos até a
etapa em que ele se encontra. 6
QUADRO DE COMPOSIÇÃO DA NOTA/RECUPERAÇÃO
1º Etapa (trimestre) 2º Etapa (trimestre) 3º Etapa (trimestre)
Serão distribuídos 35 pontos.
Serão distribuídos 35 pontos.
Será considerado aprovado no ano
Será considerado aprovado no letivo o estudante com média de
trimestre o estudante com média 70% cumulativa.
de 70% cumulativa.
Serão distribuídos 30 pontos. Composição da nota:
Composição da nota:
70% de 30 = 21 1ª etapa = 30
1ª etapa = 30
Será considerado aprovado no 2ª etapa = 35
trimestre o estudante com 2ª etapa = 35
pontuação maior ou igual a 21 (30 + 35 = 65) 3ª etapa= 35
pontos. (30 + 35 + 35 = 100)
70% de 65 = 45.
70% de 100 = 70
Estudante com média maior ou
igual a 45 pontos é considerado Estudante com média maior ou
aprovado para a etapa. igual a 70 pontos é considerado
aprovado no ano letivo.
Será considerado em recuperação
Será considerado em recuperação no trimestre o estudante com Será considerado em recuperação
no trimestre o estudante com pon- pontuação menor que 45 pontos final o estudante com pontuação
tuação menor que 21 pontos. ao final da 2º etapa. menor que 70 pontos na etapa.
Os estudantes que obtiverem resultado superior à média do trimestre na recuperação terão lançados no
sistema o valor representativo a 70% da nota do trimestre.
Exemplo: Na recuperação do 1ºtrimeste, se o estudante obteve 30 pontos, será lançado no sistema de notas
o valor de 21 pontos. Caso o resultado final da recuperação das etapas letivas seja inferior ao resultado
obtido anteriormente pelo educando, prevalecerá a maior nota.
Caberá à unidade escolar desenvolver estratégias de ensino que permitam o
processo de recuperação processual e/ou final, considerando que a recuperação
ocorrerá na modalidade de objetos do conhecimento e nota. O educando realizará
os trabalhos e as provas no colégio, em horários previamente estabelecidos, salvo
em casos previstos em lei que permitam a realização de atividades avaliativas
em outros espaços.
6 60% (sessenta por cento) no caso de Belo Horizonte.
7 No anexo 1 é possível ver um exemplo prático de como a recuperação paralelaé executada e como ela é
registrada no boletim do estudante.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem 23