Page 24 - Avaliação da Aprendizagem
P. 24

Assim, as recuperações por etapa e final objetivam oferecer novas oportunidades
                    de aprendizagem ao desenvolvimento de habilidades e competências que ficaram
                    em defasagem durante o período avaliado. O processo avaliativo das unidades
                    escolares do Marista Centro-Norte será cumulativo de objetos de conhecimentos
                    e pontos. Nessa perspectiva, a recuperação sempre ocorrerá quando o estudante
                    não obtiver 70% (setenta por cento) do valor total de pontos distribuídos até a
                    etapa em que ele se encontra. 6

                                  QUADRO DE COMPOSIÇÃO DA NOTA/RECUPERAÇÃO
                        1º Etapa (trimestre)  2º Etapa (trimestre)  3º Etapa (trimestre)
                                                         Serão distribuídos 35 pontos.
                                       Serão distribuídos 35 pontos.
                                                         Será considerado aprovado no ano
                                       Será considerado aprovado no   letivo o estudante com média de
                                       trimestre o estudante com média   70% cumulativa.
                                       de 70% cumulativa.
                    Serão distribuídos 30 pontos.        Composição da nota:
                                       Composição da nota:
                    70% de 30 = 21                       1ª etapa = 30
                                       1ª etapa = 30
                    Será considerado aprovado no         2ª etapa = 35
                    trimestre o estudante com  2ª etapa = 35
                    pontuação maior ou igual a 21   (30 + 35 = 65)   3ª etapa= 35
                    pontos.                              (30 + 35 + 35 = 100)
                                       70% de 65 = 45.
                                                         70% de 100 = 70
                                       Estudante com média maior ou
                                       igual a 45 pontos é considerado   Estudante com média maior ou
                                       aprovado para a etapa.  igual a 70 pontos é considerado
                                                         aprovado no ano letivo.
                                       Será considerado em recuperação
                    Será considerado em recuperação   no trimestre o estudante com   Será considerado em recuperação
                    no trimestre o estudante com pon-  pontuação menor que 45 pontos   final o estudante com pontuação
                    tuação menor que 21 pontos.  ao final da 2º etapa.  menor que 70 pontos na etapa.
                    Os estudantes que obtiverem resultado superior à média do trimestre na recuperação terão lançados no
                    sistema o valor representativo a 70% da nota do trimestre.
                    Exemplo: Na recuperação do 1ºtrimeste, se o estudante obteve 30 pontos, será lançado no sistema de notas
                    o valor de 21 pontos. Caso o resultado final da recuperação das etapas letivas seja inferior ao resultado
                    obtido anteriormente pelo educando, prevalecerá a maior nota.
                    Caberá à unidade escolar desenvolver estratégias de ensino que permitam o
                    processo de recuperação processual e/ou final, considerando que a recuperação
                    ocorrerá na modalidade de objetos do conhecimento e nota. O educando realizará
                    os trabalhos e as provas no colégio, em horários previamente estabelecidos, salvo
                    em casos previstos em lei que permitam a realização de atividades avaliativas
                    em outros espaços.


                    6    60% (sessenta por cento) no caso de Belo Horizonte.
                    7    No anexo 1 é possível ver um exemplo prático de como a recuperação paralelaé executada e como ela é
                     registrada no boletim do estudante.



                                            Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem  23
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29