Page 50 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 50

Tabela de correção do gênero de referência
                     Ensino Fundamental  –  7º ano do EF ao Ensino Médio
                    Dissertativo, narrativo, descritivo, expositivo, injuntivo e conversacional

            Competência   Nível                 Desempenho

                                Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da
                            5   língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais
                         (= 100%)  ou de convenções da escrita são mensurados conforme a faixa
                                etária.
                            4   Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua
                                portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gra-
                         (= 80%) maticais e de convenções da escrita consolidadas nesta série.
                 I          3   Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da
              Demonstrar        língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios
            domínio da norma   (= 60%) gramaticais e de convenções da escrita esperadas para a série.
            padrão da língua    Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal
               escrita      2   da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de
                         (= 40%)  escolha de registro e de convenções da escrita conforme a faixa
                                etária.
                                Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da
                            1   língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados
                         (= 20%)  e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de
                                convenções da escrita.
                            0   Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal
                          (= 0%)  da língua portuguesa.
                                Desenvolve o tema de forma consistente, a partir de um reper-
                            5   tório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio
                         (= 100%)  do tipo/gênero textual proposto, com todos os elementos
                 II             esperados.
                                Desenvolve o tema forma consistente e apresenta bom domínio
             Compreender    4   do tipo/gênero textual proposto. Uso superficial do repertó-
             a proposta de      rio sociocultural, com poucas inadequações dos elementos
            redação e aplicar   (= 80%)  esperados.
             conceitos das
             várias áreas de   3  Desenvolve o tema de forma previsível e apresenta domínio
           conhecimento para    mediano do tipo/gênero textual proposto, com recursos/
           desenvolver o tema  (= 60%)  informações limitados à coletânea ou a repertório pessoal e
            dentro dos limites   inadequações consideráveis dos elementos esperados.
           estruturais do texto   2  Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos
           solicitado (narrati-  motivadores ou apresenta domínio insuficiente do tipo/gênero
           vo, dissertativo, ex-  (= 40%) textual proposto, não atendendo à estrutura esperada.
           positivo, descritivo,   1  Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra
           conversacional ou    domínio precário do tipo/gênero textual proposto, com traços
              injuntivo)  (= 20%) constantes de outros tipos textuais.
                            0   Fuga ao tema/não atendimento à estrutura do tipo/gênero
                                textual proposto. Nestes casos, a redação recebe nota zero e é
                          (= 0%)  anulada.


           50  Diretrizes Curriculares Maristas
   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55