Page 50 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 50
Tabela de correção do gênero de referência
Ensino Fundamental – 7º ano do EF ao Ensino Médio
Dissertativo, narrativo, descritivo, expositivo, injuntivo e conversacional
Competência Nível Desempenho
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da
5 língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais
(= 100%) ou de convenções da escrita são mensurados conforme a faixa
etária.
4 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua
portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gra-
(= 80%) maticais e de convenções da escrita consolidadas nesta série.
I 3 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da
Demonstrar língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios
domínio da norma (= 60%) gramaticais e de convenções da escrita esperadas para a série.
padrão da língua Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal
escrita 2 da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de
(= 40%) escolha de registro e de convenções da escrita conforme a faixa
etária.
Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da
1 língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados
(= 20%) e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de
convenções da escrita.
0 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal
(= 0%) da língua portuguesa.
Desenvolve o tema de forma consistente, a partir de um reper-
5 tório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio
(= 100%) do tipo/gênero textual proposto, com todos os elementos
II esperados.
Desenvolve o tema forma consistente e apresenta bom domínio
Compreender 4 do tipo/gênero textual proposto. Uso superficial do repertó-
a proposta de rio sociocultural, com poucas inadequações dos elementos
redação e aplicar (= 80%) esperados.
conceitos das
várias áreas de 3 Desenvolve o tema de forma previsível e apresenta domínio
conhecimento para mediano do tipo/gênero textual proposto, com recursos/
desenvolver o tema (= 60%) informações limitados à coletânea ou a repertório pessoal e
dentro dos limites inadequações consideráveis dos elementos esperados.
estruturais do texto 2 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos
solicitado (narrati- motivadores ou apresenta domínio insuficiente do tipo/gênero
vo, dissertativo, ex- (= 40%) textual proposto, não atendendo à estrutura esperada.
positivo, descritivo, 1 Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra
conversacional ou domínio precário do tipo/gênero textual proposto, com traços
injuntivo) (= 20%) constantes de outros tipos textuais.
0 Fuga ao tema/não atendimento à estrutura do tipo/gênero
textual proposto. Nestes casos, a redação recebe nota zero e é
(= 0%) anulada.
50 Diretrizes Curriculares Maristas