Page 47 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 47
ANEXO VII
Critérios de correção
Tabela de correção do gênero de referência
Ensino Fundamental – 3º ao 6º ano
Dissertativo, narrativo, descritivo, expositivo, injuntivo e conversacional
Competência Nível Desempenho
Demonstra excelente apresentação estética, com recuo
5 adequado de parágrafo (no caso de texto em verso, con-
sideram-se a divisão e simetria das estrofes) e respeito às
(= 100%) margens. É evidente o capricho com o traçado da letra e a
conservação do material.
Demonstra boa apresentação estética, com recuo adequa-
4 do de parágrafo (no caso de texto em verso, consideram-se
a divisão e simetria das estrofes) e respeito às margens. Há
(= 80%) poucas ocorrências de descuido com o traçado da letra e/ou
a conservação do material.
Demonstra mediana apresentação estética, com recuo
I inadequado de parágrafo (no caso de texto em verso, consi-
3 deram-se a divisão e simetria das estrofes) e/ou ausência em
Demonstrar domínio algumas partes. Há algumas ocorrências de descuido com o
dos aspectos for- (= 60%) traçado da letra, manutenção das margens e/ou a conserva-
mais do texto ção do material.
(ESTÉTICA) Demonstra insuficiente preocupação com a estética, com
muitas ocorrências de recuo inadequado de parágrafo (no
2 caso de texto em verso, consideram-se a divisão e simetria
(= 40%) das estrofes) e/ou ausência em muitas partes. Há muitas
ocorrências de descuido com o traçado da letra, manuten-
ção das margens e/ou a conservação do material.
Demonstra apresentação estética precária, com ausência
1 de paragrafação (no caso de texto em verso, considera-se
a ausência de estrofes). Há muitas ocorrências de trechos
(= 20%) quase ou frequentemente ilegíveis, sem respeito às margens
e/ou conservação comprometida do material.
0 Demonstra desconhecimento acerca de aspectos formais
(= 0%) e de estética do texto.
Diretrizes para Produção Textual 47