Page 46 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 46
De acordo com a explanação, bastaria somar o desempenho obtido em cada
competência (4+4+4+3+4 = 19) e multiplicar o resultado por 4 (4x19 =
76). Ou seja: o percentual total de aproveitamento nesta produção seria de
76% numa escala ideal de 0 a 100%. Esse resultado simulado, por exemplo,
caso se repetisse em outra proposta de redação, seria um indício de que este
aluno precisa de uma atenção/intervenção mais diretiva na competência IV.
Nas avaliações regulares, essa mesma escala será utilizada e a nota atribuída
estará situada dentro da proporção de larga escala, a critério do professor.
Por exemplo: em uma avaliação com o valor de 10,0 pontos, na qual o aluno
tenha alcançado o desempenho de 80%, conforme os critérios aferidos, po-
derá ser atribuída uma nota entre 8,0 e 9,9 pontos. A esse respeito, é válido
lembrar que, em se tratando de avaliação de textos, não é adequado adotar
critérios que se traduzam de forma objetiva em números exatos, haja vista as
variáveis qualitativas em questão.
Anexa, segue a tabela com o detalhamento dos critérios de correção. Para
efeito de análise, é preciso ressaltar que o professor leva em consideração os
elementos esperados para cada ano do Ensino Fundamental/Médio, por-
tanto, embora os critérios sejam universais neste segmento, o peso atribuído
é proporcional à série do estudante.
Vale destacar ainda que tal modelo de aferição de desempenho é compatível
com o sistema de avaliação empregado em programas de larga escala como
o ENEM. Trata-se de uma metodologia inovadora para essa faixa etária e
acreditamos que agregará muito para a melhoria não só dos resultados de
nossos estudantes em produção textual, mas também para seu amadureci-
mento proficiente nas competências escritora e leitora em geral.
Por fim, associado à implementação desta metodologia de monitoramento
da escrita, o Colégio XXX corrobora seu compromisso com o ensino de ex-
celência ao agregar a colaboração de uma corretora linguística para auxiliar
no processo de correção das produções. Trata-se de uma profissional com
formação apropriada em Letras/Português que auxiliará o professor-regente
não apenas com a revisão linguística do texto, mas também com apon-
tamentos objetivos para o crescimento pessoal na escrita de cada aluno.
Leonardo Boff dizia que “todo ponto de vista é a vista de um ponto”. Am-
pliemos nossos horizontes.
46 Diretrizes Curriculares Maristas