Page 48 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 48

Competência     Nível                Desempenho
                                  Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal
                             5    da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios
                           (= 100%)  gramaticais ou de convenções da escrita são mensurados
                                  conforme a faixa etária.
                                  Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da
                             4    língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos
                           (= 80%)  desvios gramaticais e de convenções da escrita consolida-
                                  das nesta série.
                  II              Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal
                             3    da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns
           Demonstrar domínio     desvios gramaticais e de convenções da escrita esperadas
            da norma padrão da   (= 60%)  para a série.
              língua escrita
                                  Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita for-
             (GRAMÁTICA)     2    mal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais,
                           (= 40%)  de escolha de registro e de convenções da escrita conforme
                                  a faixa etária.
                                  Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal
                             1    da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversifica-
                                  dos e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro
                           (= 20%)  e de convenções da escrita já estabelecidos na série de
                                  referência.
                             0    Demonstra desconhecimento da modalidade escrita
                           (= 0%)  formal da língua portuguesa.
                             5    Demonstra excelente domínio do tipo/gênero textual pro-
                           (= 100%)  posto, com todos os elementos esperados.
                  III
                             4    Demonstra bom domínio do tipo/gênero textual proposto
           Demonstrar domínio     (poucas inadequações dos elementos esperados).
            da estruturação do   (= 80%)
            gênero proposto de   3  Demonstra domínio mediano do tipo/gênero textual
           acordo com a tipolo-   proposto (inadequações consideráveis dos elementos
            gia textual – narrati-  (= 60%)  esperados).
            vo, dissertativo, ex-  2
            positivo, descritivo,   Demonstra domínio insuficiente do tipo/gênero textual
            conversacional ou   (= 40%)  proposto, não atendendo à estrutura básica esperada.
                injuntivo
                             1    Demonstra domínio precário do tipo/gênero textual propos-
            (ADEQUAÇÃO À   (= 20%)  to, com traços constantes de outros tipos textuais.
              PROPOSTA)
                             0    Não atendimento à estrutura do tipo/gênero textual
                           (= 0%)  proposto.




           48  Diretrizes Curriculares Maristas
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53