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ANEXO VI
Metodologia de correção
A metodologia proposta para o itinerário pedagógico da produção textual
em nosso colégio, conforme postula a Matriz Curricular do Brasil Maris-
ta, compreende opções relativas a princípios e estratégias que viabilizem a
consecução das metas educativas intencionadas. Isso significa, entre muitas
outras coisas, monitorar o processo de aprendizagem, o qual é dinâmico e
interativo, avaliar e reavaliar resultados com o propósito de promover inte-
gralmente o estudante.
Nessa perspectiva, apresentamos a seguir o detalhamento dos critérios de
correção por nível de desempenho nas competências inerentes à produção
textual para que seja possível acompanhar melhor o aproveitamento de nos-
sos estudantes em todas as habilidades desenvolvidas na escrita. Para tanto,
é preciso ter clareza de que a tabela de correção proposta se fundamenta
numa escala de aferição muito empregada por diferentes processos seletivos
e que objetiva evidenciar o percentual de desempenho por competência,
não havendo uma relação simultânea com a nota a ser pontuada, mesmo
porque, em se tratando de competências e não de conteúdo formal, a prin-
cipal intenção avaliativa aqui é qualificar e não quantificar o trabalho com
a escrita.
O desempenho em produção textual será evidenciado em cinco níveis dis-
tribuídos em cinco competências. Nesse sentido, será possível monitorar
o progresso em produção textual não só em nível global, mas por compe-
tência, o que favorecerá um trabalho mais efetivo e personalizado. Para
mensurar o desempenho em cada competência, observe a escala propor-
cional indicativa de aproveitamento: 1 = 20% (abaixo do básico); 2 = 40%
(básico); 3 = 60% (adequado); 4 = 80% (avançado); 5 = 100% (excelente).
Caso queira contabilizar o desempenho geral obtido, basta somar o número
marcado em cada competência e multiplicar o resultado por 4. O resultado
será uma representação ideal numa escala de 0 a 100% de aproveitamento.
Por exemplo: suponhamos que o estudante tenha obtido o seguinte resulta-
do em uma produção:
COMPETÊNCIA I COMPETÊNCIA II COMPETÊNCIA III COMPETÊNCIA IV COMPETÊNCIA V
0 0 1 1 2 2 3 3 4 4 5 5 0 0 1 1 2 2 3 3 4 4 5 5 0 0 1 1 2 2 3 3 4 4 5 5 0 0 1 1 2 2 3 3 4 4 5 5 0 0 1 1 2 2 3 3 4 4 5 5
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