Page 45 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 45

ANEXO VI
                                    Metodologia de correção
                    A metodologia proposta para o itinerário pedagógico da produção textual
                    em nosso colégio, conforme postula a Matriz Curricular do Brasil Maris-
                    ta, compreende opções relativas a princípios e estratégias que viabilizem a
                    consecução das metas educativas intencionadas. Isso significa, entre muitas
                    outras coisas, monitorar o processo de aprendizagem, o qual é dinâmico e
                    interativo, avaliar e reavaliar resultados com o propósito de promover inte-
                    gralmente o estudante.

                    Nessa perspectiva, apresentamos a seguir o detalhamento dos critérios de
                    correção por nível de desempenho nas competências inerentes à produção
                    textual para que seja possível acompanhar melhor o aproveitamento de nos-
                    sos estudantes em todas as habilidades desenvolvidas na escrita. Para tanto,
                    é preciso ter clareza de que a tabela de correção proposta se fundamenta
                    numa escala de aferição muito empregada por diferentes processos seletivos
                    e que objetiva evidenciar o percentual de desempenho por competência,
                    não havendo uma relação simultânea com a nota a ser pontuada, mesmo
                    porque, em se tratando de competências e não de conteúdo formal, a prin-
                    cipal intenção avaliativa aqui é qualificar e não quantificar o trabalho com
                    a escrita.
                    O desempenho em produção textual será evidenciado em cinco níveis dis-
                    tribuídos em cinco competências. Nesse sentido, será possível monitorar
                    o progresso em produção textual não só em nível global, mas por compe-
                    tência, o que favorecerá um trabalho mais efetivo e personalizado. Para
                    mensurar o desempenho em cada competência, observe a escala propor-
                    cional indicativa de aproveitamento: 1 = 20% (abaixo do básico); 2 = 40%
                    (básico); 3 = 60% (adequado); 4 = 80% (avançado); 5 = 100% (excelente).
                    Caso queira contabilizar o desempenho geral obtido, basta somar o número
                    marcado em cada competência e multiplicar o resultado por 4. O resultado
                    será uma representação ideal numa escala de 0 a 100% de aproveitamento.
                    Por exemplo: suponhamos que o estudante tenha obtido o seguinte resulta-
                    do em uma produção:



                      COMPETÊNCIA I  COMPETÊNCIA II  COMPETÊNCIA III  COMPETÊNCIA IV  COMPETÊNCIA V
                     0 0  1 1  2 2  3 3  4 4  5 5  0 0  1 1  2 2  3 3  4 4  5 5  0 0  1 1  2 2  3 3  4 4  5 5  0 0  1 1  2 2  3 3  4 4  5 5  0 0  1 1  2 2  3 3  4 4  5 5




                                           Diretrizes para Produção Textual  45
   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50