Page 49 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 49

Competência    Nível                Desempenho
                             5    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
                                  tema proposto, de forma consistente e organizada,
                 IV        (= 100%)  configurando autoria.
              Selecionar,    4    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
           relacionar, organizar   (= 80%)  tema, de forma organizada, com indícios de autoria.
              e interpretar
              informações,   3    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
             fatos, opiniões e    tema, limitados aos textos motivadores e pouco organi-
             argumentos em   (= 60%)  zados.
             defesa de um    2    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
            ponto de vista com    tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados
            raciocínio lógico-  (= 40%)  aos textos motivadores.
               discursivo
                             1    Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relaciona-
             (COERÊNCIA)
                           (= 20%)  dos ao tema ou incoerentes.
                             0    Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados
                           (= 0%)  ao tema ou muito incoerentes: fuga ao tema.
                                  Articula bem as partes do texto e apresenta repertório
                             5    diversificado de recursos coesivos previstos para a série.
                           (= 100%)  Raras repetições. Apresenta todas as sequências: introdu-
                                  ção, desenvolvimento e conclusão.
                                  Articula as partes do texto com poucas inadequações e
                             4    apresenta repertório diversificado de recursos coesivos
                 V                previstos para a série. Poucas repetições. Falta uma sequên-
                           (= 80%)
              Demonstrar          cia da progressão.
             conhecimento         Articula as partes do texto de forma mediana, com inade-
            dos mecanismos   3    quações, e apresenta repertório pouco diversificado de
              linguísticos   (= 60%)  recursos coesivos previstos para a série. Algumas repeti-
            necessários para a    ções. Faltam duas sequências da progressão.
           progressão temática    Articula as partes do texto de forma insuficiente, com mui-
              (COESÃO)       2    tas inadequações, e apresenta repertório limitado de
                           (= 40%)  recursos coesivos previstos para a série. Muitas repetições.
                                  Não há sequências.
                             1    Articula as partes do texto de forma precária. Repetição
                           (= 20%)  excessiva.
                             0    Não articula as informações. Predominância de períodos
                           (= 0%)  justapostos.






                                           Diretrizes para Produção Textual  49
   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54