Page 54 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 54
Competência Nível Desempenho
5 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente,
a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta
(= 100%) excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
4 apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo,
II (= 80%) com proposição, argumentação e conclusão. Uso superficial
do repertório sociocultural.
Compreender a
proposta de redação 3 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e
e aplicar conceitos apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumen-
das várias áreas de (= 60%) tativo, com proposição, argumentação e conclusão limitados
conhecimento para à coletânea ou a repertório pessoal.
desenvolver o tema Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos
dentro dos limites 2 motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto
estruturais do texto (= 40%) dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com
dissertativo-argu- proposição, argumentação e conclusão.
mentativo em prosa
1 Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra
domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com
(= 20%) traços constantes de outros tipos textuais.
0
Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-ar-
(= 0%) gumentativa. Nestes casos, a redação recebe nota zero e é
anulada.
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
5 tema proposto, de forma consistente e organizada, configu-
(= 100%) rando autoria, em defesa de um ponto de vista. Projeto de
texto bem definido.
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
4 tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em
(= 80%) defesa de um ponto de vista. Projeto de texto com poucas
III falhas.
Selecionar, rela- 3 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
cionar, organizar e tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco
interpretar informa- (= 60%) organizados, em defesa de um ponto de vista. Projeto de texto
ções, fatos, opiniões com falhas.
e argumentos em Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
defesa de um ponto 2 tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados
de vista aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um
(= 40%)
ponto de vista. Ausência de projeto de texto.
1 Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relaciona-
dos ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de
(= 20%) vista. Tangente ao tema e/ou incoerente.
0 Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao
(= 0%) tema e sem defesa de um ponto de vista: fuga ao tema.
54 Diretrizes Curriculares Maristas