Page 54 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 54

Competência    Nível                 Desempenho
                             5    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente,
                                  a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta
                          (= 100%)  excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
                                  Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
                             4    apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo,
                 II        (= 80%)  com proposição, argumentação e conclusão. Uso superficial
                                  do repertório sociocultural.
            Compreender a
           proposta de redação   3  Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e
           e aplicar conceitos    apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumen-
           das várias áreas de   (= 60%)  tativo, com proposição, argumentação e conclusão limitados
           conhecimento para      à coletânea ou a repertório pessoal.
           desenvolver o tema     Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos
            dentro dos limites   2  motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto
           estruturais do texto   (= 40%)  dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com
            dissertativo-argu-    proposição, argumentação e conclusão.
           mentativo em prosa
                             1    Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra
                                  domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com
                           (= 20%)  traços constantes de outros tipos textuais.
                             0
                                  Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-ar-
                           (= 0%)  gumentativa. Nestes casos, a redação recebe nota zero e é
                                  anulada.

                                  Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
                             5    tema proposto, de forma consistente e organizada, configu-
                          (= 100%)  rando autoria, em defesa de um ponto de vista. Projeto de
                                  texto bem definido.
                                  Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
                             4    tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em
                           (= 80%)  defesa de um ponto de vista. Projeto de texto com poucas
                 III              falhas.
            Selecionar, rela-  3  Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
           cionar, organizar e    tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco
           interpretar informa-  (= 60%)  organizados, em defesa de um ponto de vista. Projeto de texto
           ções, fatos, opiniões   com falhas.
            e argumentos em       Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
           defesa de um ponto   2  tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados
               de vista           aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um
                           (= 40%)
                                  ponto de vista. Ausência de projeto de texto.
                             1    Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relaciona-
                                  dos ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de
                           (= 20%)  vista. Tangente ao tema e/ou incoerente.
                             0    Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao
                           (= 0%)  tema e sem defesa de um ponto de vista: fuga ao tema.



           54  Diretrizes Curriculares Maristas
   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59