Page 17 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 17

entre textos nas diversas semioses, a capacidade de seleção, o reconhecimento das marcas
          ideológicas, o respeito à diversidade cultural e de pensamento e a apropriação de recursos,
          estratégias e suportes de leitura. A matriz contempla habilidades que perpassam todos os
          níveis de leitura, desde a localização de informações explícitas e compreensão global de textos
          ao estabelecimento de relações intertextuais e contextuais e realização de inferências. Todas
          essas competências e habilidades contribuem para a ampliação dos horizontes do estudante,
          seja pela ampliação do repertório, como indicado na BNCC, seja pela ampliação do nível de
          letramento, como preconizam as matrizes maristas:
                      Trata-se de oportunizar ao estudante a ampliação de seu nível de letramento,
                      isto é, a ampliação da sua competência para o uso social da leitura e da escrita.
                      O letramento é necessário para que o estudante se inclua no mundo de forma
                      interativa, consciente e dinâmica, pois sua competência discursiva aumenta à
                      medida que aprimora sua prática social de produção oral e escrita. As práticas
                      de letramento devem ocorrer desde os anos iniciais, considerando a significação
                      da escrita na sociedade e a interação da criança com o mundo letrado desde o
                      início da sua escolarização. (UMBRASIL, 2021, p. 41)

          Alinhadas à BNCC, as Matrizes Curriculares do Brasil Marista situam a leitura no escopo da
          Língua Portuguesa por meio de competências e habilidades específicas, voltadas para o desen-
          volvimento de procedimentos e estratégias de leitura; mas também enfatizam o compromisso
          de todas as áreas na formação de leitores por meio da fruição, da adesão às práticas de leitura
          e da dialogia entre textos. “Responsabilidade de todas as áreas de conhecimento, o prazer
          pela leitura deve ser desenvolvido por meio do lúdico e do imaginário, atentando-se para a
          interpretação global e localização de informações explícitas no texto” (UMBRASIL, 2021, p. 37).




























                    Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola  17
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22