Page 17 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
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entre textos nas diversas semioses, a capacidade de seleção, o reconhecimento das marcas
ideológicas, o respeito à diversidade cultural e de pensamento e a apropriação de recursos,
estratégias e suportes de leitura. A matriz contempla habilidades que perpassam todos os
níveis de leitura, desde a localização de informações explícitas e compreensão global de textos
ao estabelecimento de relações intertextuais e contextuais e realização de inferências. Todas
essas competências e habilidades contribuem para a ampliação dos horizontes do estudante,
seja pela ampliação do repertório, como indicado na BNCC, seja pela ampliação do nível de
letramento, como preconizam as matrizes maristas:
Trata-se de oportunizar ao estudante a ampliação de seu nível de letramento,
isto é, a ampliação da sua competência para o uso social da leitura e da escrita.
O letramento é necessário para que o estudante se inclua no mundo de forma
interativa, consciente e dinâmica, pois sua competência discursiva aumenta à
medida que aprimora sua prática social de produção oral e escrita. As práticas
de letramento devem ocorrer desde os anos iniciais, considerando a significação
da escrita na sociedade e a interação da criança com o mundo letrado desde o
início da sua escolarização. (UMBRASIL, 2021, p. 41)
Alinhadas à BNCC, as Matrizes Curriculares do Brasil Marista situam a leitura no escopo da
Língua Portuguesa por meio de competências e habilidades específicas, voltadas para o desen-
volvimento de procedimentos e estratégias de leitura; mas também enfatizam o compromisso
de todas as áreas na formação de leitores por meio da fruição, da adesão às práticas de leitura
e da dialogia entre textos. “Responsabilidade de todas as áreas de conhecimento, o prazer
pela leitura deve ser desenvolvido por meio do lúdico e do imaginário, atentando-se para a
interpretação global e localização de informações explícitas no texto” (UMBRASIL, 2021, p. 37).
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