Page 22 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
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biblioteca da escola que ampliamos o nosso repertório como leitor. A biblioteca escolar é o
          espaçotempo de leitura por excelência, que convive em harmonia com os demais espaçotempos
          existentes na escola.
          Para cumprir bem o seu papel, faz-se necessário que a biblioteca da escola tenha espaço físico e
          estrutura adequados para o número de alunos; esteja organizada com base em critérios técnicos;
          possua acervo de qualidade, diversificado, atraente e atualizado para atender os diferentes
          perfis e expectativas dos seus leitores; ofereça espaços para convivência; possua mobiliário
          adequado, recursos tecnológicos e equipe qualificada. São condições mínimas para que a
          biblioteca exerça sua função pedagógica e favoreça a prática da leitura. A atualização do acervo
          é condição necessária para que os leitores continuem estimulados a ampliar o seu repertório.
          Nesse sentido, obras e autores clássicos devem conviver com obras e autores contemporâneos.
          Uma biblioteca desatualizada não contribui para o incentivo à leitura nem favorece o processo
          de ensino aprendizagem. No final, sem essas condições, toda a intencionalidade pedagógica
          fica comprometida.
          Para se adequar aos novos contextos e perfis, os espaços da biblioteca também precisam se
          atualizar. Isso porque “a arquitetura educativa e os espaços pedagógicos [...] estão sempre
          se transformando, se recriando, ganhando novos sentidos à medida que os grupos sociais
          que neles se estabelecem também vão se modificando” (UMBRASIL, 2010, p. 93). Nesse
          sentido, é fundamental que a biblioteca escolar seja vista sob um novo olhar e que o uso e
          a organização dos seus espaços se constituam como um fator relevante para novas formas
          de aprendizagem.
          O ambiente da biblioteca deve favorecer momentos de leitura e concentração. Para tanto,
          é necessário que haja espaço físico com mesas e cadeiras suficientes para que estudantes,
          professores, colaboradores e pais possam se informar, estudar e realizar pesquisas. Esses
          espaços são usualmente de uso coletivo, e permitem que várias pessoas estudem ao mesmo
          tempo.

          Além do espaço para uso coletivo, a existência de cabines de estudo em grupo e individual
          complementam os serviços oferecidos pela biblioteca. Isso garante maior conforto para aqueles
          que precisam de um ambiente mais silencioso e permitem aos professores organizar a turma de
          modo a favorecer o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de projetos. Além dos espaços
          para estudo e pesquisa, a biblioteca pode ser incrementada com puffs, sofás e outros elementos
          que favoreçam e estimulem a permanência dos usuários. A biblioteca pode contar também com
          espaços amplos que poderão favorecer a realização de exposições, mostras, apresentações
          artísticas, aulas temáticas, projetos, entre outros.
          Também é possível que o espaço da biblioteca apresente diferentes possibilidades de leitura,
          não só em mesas individuais e livros físicos, mas também contemple o digital e agrupamentos
          diversos. A seguir, exemplificamos algumas das situações apresentadas com registros das
          unidades do Marista Centro-Norte.






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