Page 27 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 27

A parceria com autores e editoras também pode facilitar o acesso a um repertório mais diver-
          sificado de obras para serem selecionadas. Nesse processo, o(a) bibliotecário(a) da escola é um
          parceiro fundamental e recomenda-se que também esteja envolvido na escolha e seleção das
          obras, bem como de acervos abertos para pesquisa.
          Periodicamente, em momentos de fechamento de etapa e próximos do período de aquisição de
          livros para o acervo da biblioteca ou da lista de material, a equipe de biblioteca pode organizar
          um sarau ou apresentação de títulos variados, com o objetivo de partilhar informações
          e fomentar a seleção a ser realizada. Listas de leitura podem ser indicadas também por
          meio digital e em grupos no Teams, de modo que docentes e equipe de biblioteca estejam em
          constante troca acerca das possibilidades de uso de livros literários e paradidáticos. O clube de
          leitura entre colaboradores também pode ser promovido como uma prática que visa a partilha,
          realizado de modo voluntário e de acordo com as possibilidades de agenda de cada um, podendo
          privilegiar trocas de forma digital e em grupos do Teams ou em pequenas sessões de acordo com
          a programação de cada unidade.
          Esta seleção de materiais deve envolver critérios claros relacionados à apropriação da linguagem,
          à ampliação do repertório cultural, ao respeito aos valores maristas, ao desenvolvimento e à
          formação integral de nossas crianças e nossos jovens. Para tanto, é necessário que o professor
          se oriente por critérios claros, de modo que as obras selecionadas para a lista de material
          ou para projetos didáticos estejam efetivamente de acordo com a proposta pedagógica da
          instituição. Destacamos os seguintes critérios básicos:
          01. frequência e renovação de títulos;
          02. participação dos estudantes no processo de escolha;
          03. consonância com a proposta pedagógica das Matrizes Curriculares do Brasil Marista;
          04. aprofundamento ou complementação das aprendizagens, das habilidades e dos conteúdos
             previstos nas Matrizes Curriculares do Brasil Marista;
          05. favorecimento de abordagem interdisciplinar;
          06. promoção da ampliação do repertório sociocultural do estudante;
          07.  estímulo ao diálogo com outros títulos, autores e temáticas, de modo a fomentar outras leituras;
          08. expressão da diversidade étnico-racial por meio de autores e/ou temáticas afro-brasileiros,
             indígenas, entre outros;
          09. diálogo com a realidade infanto-juvenil;
          10. adequação do vocabulário ao público-leitor;
          11. presença da realidade contemporânea, não se limitando aos clássicos;
          12. respeito aos valores éticos e aos direitos humanos;
          13. qualidade do projeto gráfico, perceptível pela composição e arte da capa, contracapa, folha
             de rosto, diagramação do texto, imagens e ilustrações;
          14. respeito à diversidade sociocultural, racial e de gênero, sem reforçar ou estimular precon-
             ceitos de qualquer natureza.



                    Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola  27
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32