Page 27 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
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A parceria com autores e editoras também pode facilitar o acesso a um repertório mais diver-
sificado de obras para serem selecionadas. Nesse processo, o(a) bibliotecário(a) da escola é um
parceiro fundamental e recomenda-se que também esteja envolvido na escolha e seleção das
obras, bem como de acervos abertos para pesquisa.
Periodicamente, em momentos de fechamento de etapa e próximos do período de aquisição de
livros para o acervo da biblioteca ou da lista de material, a equipe de biblioteca pode organizar
um sarau ou apresentação de títulos variados, com o objetivo de partilhar informações
e fomentar a seleção a ser realizada. Listas de leitura podem ser indicadas também por
meio digital e em grupos no Teams, de modo que docentes e equipe de biblioteca estejam em
constante troca acerca das possibilidades de uso de livros literários e paradidáticos. O clube de
leitura entre colaboradores também pode ser promovido como uma prática que visa a partilha,
realizado de modo voluntário e de acordo com as possibilidades de agenda de cada um, podendo
privilegiar trocas de forma digital e em grupos do Teams ou em pequenas sessões de acordo com
a programação de cada unidade.
Esta seleção de materiais deve envolver critérios claros relacionados à apropriação da linguagem,
à ampliação do repertório cultural, ao respeito aos valores maristas, ao desenvolvimento e à
formação integral de nossas crianças e nossos jovens. Para tanto, é necessário que o professor
se oriente por critérios claros, de modo que as obras selecionadas para a lista de material
ou para projetos didáticos estejam efetivamente de acordo com a proposta pedagógica da
instituição. Destacamos os seguintes critérios básicos:
01. frequência e renovação de títulos;
02. participação dos estudantes no processo de escolha;
03. consonância com a proposta pedagógica das Matrizes Curriculares do Brasil Marista;
04. aprofundamento ou complementação das aprendizagens, das habilidades e dos conteúdos
previstos nas Matrizes Curriculares do Brasil Marista;
05. favorecimento de abordagem interdisciplinar;
06. promoção da ampliação do repertório sociocultural do estudante;
07. estímulo ao diálogo com outros títulos, autores e temáticas, de modo a fomentar outras leituras;
08. expressão da diversidade étnico-racial por meio de autores e/ou temáticas afro-brasileiros,
indígenas, entre outros;
09. diálogo com a realidade infanto-juvenil;
10. adequação do vocabulário ao público-leitor;
11. presença da realidade contemporânea, não se limitando aos clássicos;
12. respeito aos valores éticos e aos direitos humanos;
13. qualidade do projeto gráfico, perceptível pela composição e arte da capa, contracapa, folha
de rosto, diagramação do texto, imagens e ilustrações;
14. respeito à diversidade sociocultural, racial e de gênero, sem reforçar ou estimular precon-
ceitos de qualquer natureza.
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