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2.3 Escolha dos materiais de leitura
          Para promover uma leitura crítica e emancipadora, é recomendável que o estudante participe
          no processo de escolha e na construção de percursos leitores, promovendo um maior compro-
          misso, interesse e afetividade pelo conteúdo a ser lido. O processo de escolha dos livros literários
          e paradidáticos que comporão a lista de material das escolas e mesmo a indicação de obras para
          serem adquiridas pelas bibliotecas são oportunidades de envolvimento dos estudantes.

          Na figura a seguir, são apresentadas algumas estratégias para favorecer o envolvimento dos
          estudantes no processo de escolha das obras literárias:
                   Figura 13 - Estratégias para favorecer o envolvimento dos estudantes




















                                  Fonte: elaborado pelos autores.

          Professores também devem se envolver ativamente nesse processo de escolha, de modo que

          anualmente novos itens sejam definidos para a lista de material, dentro das possibilidades de

          catálogo e de cada componente curricular. Essa diversificação na escolha dos livros literários e
          paradidáticos permite que novas perspectivas de planejamento sejam vislumbradas, evitando
          que o professor fique preso a uma mesma obra literária por anos e anos.

          Segundo a Matriz de Critérios para a análise e seleção de livros infantis, do programa Leia para
          uma criança,  é importante considerar a qualidade textual, a qualidade visual (ilustrações e
                   2

          projeto gráfico) e a qualidade temática das obras. Para públicos de jovens e adolescentes,
          também indicamos que os temas dos livros estejam relacionados às temáticas que fazem parte
          do cotidiano desses estudantes, como descobertas de física, química, ciências, da sociedade e
          cultura. Tais critérios devem ser complementados com a busca pela diversidade de gêneros e
          de autores e com a garantia de se buscar uma linguagem acessível às diferentes faixas etárias.
          2   Disponível em: https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2020/10/Matriz-de-criterios-para-analise-e-selecao-de-livros.
            pdf. Acesso em: 16 ago. 2022.



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