Page 26 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 26
2.3 Escolha dos materiais de leitura
Para promover uma leitura crítica e emancipadora, é recomendável que o estudante participe
no processo de escolha e na construção de percursos leitores, promovendo um maior compro-
misso, interesse e afetividade pelo conteúdo a ser lido. O processo de escolha dos livros literários
e paradidáticos que comporão a lista de material das escolas e mesmo a indicação de obras para
serem adquiridas pelas bibliotecas são oportunidades de envolvimento dos estudantes.
Na figura a seguir, são apresentadas algumas estratégias para favorecer o envolvimento dos
estudantes no processo de escolha das obras literárias:
Figura 13 - Estratégias para favorecer o envolvimento dos estudantes
Fonte: elaborado pelos autores.
Professores também devem se envolver ativamente nesse processo de escolha, de modo que
anualmente novos itens sejam definidos para a lista de material, dentro das possibilidades de
catálogo e de cada componente curricular. Essa diversificação na escolha dos livros literários e
paradidáticos permite que novas perspectivas de planejamento sejam vislumbradas, evitando
que o professor fique preso a uma mesma obra literária por anos e anos.
Segundo a Matriz de Critérios para a análise e seleção de livros infantis, do programa Leia para
uma criança, é importante considerar a qualidade textual, a qualidade visual (ilustrações e
2
projeto gráfico) e a qualidade temática das obras. Para públicos de jovens e adolescentes,
também indicamos que os temas dos livros estejam relacionados às temáticas que fazem parte
do cotidiano desses estudantes, como descobertas de física, química, ciências, da sociedade e
cultura. Tais critérios devem ser complementados com a busca pela diversidade de gêneros e
de autores e com a garantia de se buscar uma linguagem acessível às diferentes faixas etárias.
2 Disponível em: https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2020/10/Matriz-de-criterios-para-analise-e-selecao-de-livros.
pdf. Acesso em: 16 ago. 2022.
26 Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola