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Em síntese, podemos agrupar as concepções de leitura aqui discutidas em dois grandes grupos,
em que o primeiro, estruturalista, reduz a leitura à decodificação e restringe o leitor a um papel
passivo, ao passo que o segundo grupo, guiado por uma concepção interacionista, concebe a
leitura como um processo recíproco de construção de significados entre leitor e texto.
Figura 1 - Concepção Figura 2 - Concepção
estruturalista de leitura interacionista de leitura
Fonte: elaborado pelos autores.
Dessa forma, é possível afirmar que a leitura se constitui como um processo complexo com a
capacidade de transformar o sujeito e o seu entendimento sobre a realidade. Com base neste
entendimento, Colello (2010, p. 41-42) afirma que:
A leitura é, portanto, um trabalho criativo de produção linguística e transfor-
mação em si, feita por um sujeito discursivo que põe em cena uma certa forma
de compreender a realidade, dando continuidade ao eterno diálogo travado
entre os homens.
Na prática pedagógica, conceber a leitura como negociação de sentidos, feita
por um indivíduo de modo singular e necessariamente contextualizado pelo
tempo e espaço, permite vislumbrar as múltiplas interpretações possíveis a
partir de um mesmo material escrito. [...] Como a leitura não é pura decodi-
ficação, ler um texto sobre um assunto familiar é diferente de ler um texto
sobre algo desconhecido. A consequência direta de tal constatação é que não
se ensina a ler e escrever dissociado dos processos de conhecimento de mundo.
Tendo em vista a complexidade do ato de ler, assumimos uma concepção mais ampla de leitura,
que considera a decodificação do texto, mas, sobretudo, a leitura de mundo, constituindo-se
como prática social que parte da operação de decodificação de sinais, mas que só se completa,
ou melhor, continua com a construção de sentidos em interação com o conhecimento de
mundo do leitor.
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