Page 5 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 5

APRESENTAÇÃO


          Entre as preocupações que motivaram São Marcelino Champagnat para sua missão, inclui-se o
          ensino da leitura. Quando jovem, nosso fundador percebeu a dificuldade de entrar no caminho
          das letras por uma metodologia que não utilizasse o amor e a acolhida às crianças e aos jovens.
          Por isso, ao construir seu legado, São Marcelino incentivou o uso de técnicas que favorecessem
          a aprendizagem de maneira mais contextualizada e de metodologias consideradas inovadoras
          e melhores do que a simples repetição de letras e a aplicação de castigos físicos.
          Ao longo da trajetória escolar, os estudantes entram em contato com a leitura em diferentes
          contextos: em dinâmicas para familiarizarem-se com os livros e a cultura da literatura; em
          momentos relacionados à alfabetização; para pesquisas e estudo de conceitos e conteúdos
          variados, além dos momentos de leitura livre e de fruição. É por meio da leitura que o estudante
          acessa o conhecimento disponibilizado por docentes, pelo próprio material didático e demais
          recursos textuais. A leitura, entretanto, não se restringe ao conhecimento formal da interpre-
          tação de um texto escrito, mas se relaciona à possibilidade de compreender o mundo em que
          se está inserido, considerando que “A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que
          a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele” (FREIRE,
          1981). O ato de ler também está intrinsicamente relacionado a situações e relações sociais em
          que estamos imersos cotidianamente, pois
                      Ler, mais do que um processo individual é uma prática social. Quer dizer, há
                      diferentes práticas de leitura que se realizam nos diferentes espaços sociais
                      nos quais as pessoas circulam. Por exemplo: lê-se na sala de espera de um
                      dentista; lê-se quando se passa em frente a uma banca de jornais e revistas;
                      lê-se em voz alta em um culto religioso; lê-se as listas classificatórias quando
                      se deseja saber se houve aprovação em um concurso vestibular; lê-se um
                      cardápio ao pedir o jantar no restaurante; lê-se a tela do computador
                      ao utilizar um caixa eletrônico de banco; lê-se os outdoors de propaganda
                      nas ruas; lê-se em uma livraria, quando se deseja comprar livros; lê-se o jornal
                      quando é entregue em casa; lê-se para estudar determinado tema, entre
                      outras tantas situações. Em cada uma dessas circunstâncias, lê-se por diferentes
                      motivos, o que determina diferentes procedimentos de lidar com o material de
                      leitura. (BRÄKLING, 2008, p. 3-4)
          Nesse sentido, é importante garantir ao estudante marista a experiência de vivenciar diferentes
          práticas de leituras, relacionadas às mais variadas situações e problematizações. Ler, nessa
          perspectiva, não é uma prática restrita às aulas de língua portuguesa e ao espaço da biblioteca,
          mas uma responsabilidade de todos os educadores maristas. Além disso, cotidianamente, os
          estudantes estão expostos a estímulos para leitura e escrita em espaçotempos variados, como
          redes sociais e aplicativos de mensagens, que trazem para o espaço escolar a responsabili-
          dade de desenvolver um uso adequado desses ambientes digitais. A tela apresenta, para
          seus usuários, novas possibilidades de acesso à informação e também de letramento (SOARES,
          2002). Diante dos novos contextos de leitura e aprendizagem, assumimos o desafio constante
          de fomentar a leitura, em todas as suas dimensões e possibilidades nos colégios e nas escolas da
          rede Marista Centro-Norte, diante de uma realidade tão dinâmica e complexa...



                    Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola  5
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10