Page 6 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
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O objetivo deste Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
          é orientar os educadores em relação ao planejamento, à execução e ao engajamento nas
          práticas de leitura, a fim de tornar a comunidade educativa uma comunidade leitora, que respira
          leitura, reflete e compreende sobre o que se lê, reafirmando a importância e o papel fundante
          desse ato na construção do conhecimento e do ser humano.
          Esta obra está organizada em três capítulos, que conciliam questões conceituais e práticas para
          o incentivo à leitura. O capítulo 1, intitulado “O papel da leitura na formação do sujeito”, destaca
          as bases conceituais e os referencias curriculares para as escolhas de projetos de formação de
          leitores. O capítulo 2 “Leitura e letramento na escola” ilumina as possibilidades de criação de
          vivências para leitura e letramento em espaçotempos diversificados. Já o capítulo 3 “Propostas
          de projetos institucionais e práticas de leitura.” apresenta exemplos das próprias unidades
          socioeducacionais que podem ser adaptados e replicados.
          Grande parte do referencial teórico utilizado é do campo da Linguagem, considerando-se que é
          a partir dessa área de conhecimento que a alfabetização e os letramentos serão eminentemente
          desenvolvidos na escola. Também as práticas selecionadas priorizam o espaço da biblioteca,
          como local privilegiado para acervo de materiais de leitura e sua prática. Ressaltamos, assim,
          que este Guia se apresenta como uma proposta orientadora acerca de concepções e princípios
          norteadores para o desenvolvimento de práticas sociais de leitura, alinhadas aos nossos refe-
          renciais curriculares — BNCC e Matrizes Curriculares para a Educação Básica do Brasil Marista.
          Esperamos que este Guia fortaleça as práticas exitosas já existentes em nossas unidades
          socioeducacionais e, sobretudo, inspire novos projetos e ações institucionais que valorizem
          a leitura, contribuindo para a missão marista ao formar leitores críticos e autônomos,
          bons cristãos e virtuosos cidadãos.


                                                            Um fraterno abraço!
                                                         Gerência Socioeducacional
























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