Page 51 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 51

Rubrica avaliativa – Processos Formativos
             Critério       4           3             2             1
                      O estudante   O estudante  O estudante realizou   O estudante acessou
                      demonstrou profi-   realizou inserções   alguns acessos às   pouco a plataforma,
                      ciência no acesso à   nas plataformas   plataformas, porém   o que contribuiu
           Acesso às  plataformas con-  com constância   apresenta dúvidas   para um monitora-
           plataformas   forme orientado   e demonstrou   em alguns canais   mento insatisfatório
                      e prosseguiu com   participação satis-  da ferramenta, não   de seus pontos for-
                      acesso frequente a   fatória.  mantendo o ritmo de   tes e a melhorar no
                      essa ferramenta.          acesso.       decorrer das aulas.
                      Os dados foram   Os dados refletem   Os dados mostram   Os dados não
                      coletados correta-  a realidade do   parte das dificulda-  apresentam pontos
           Organização   mente e refletem   estudante de   des do estudante,   fortes e a melhorar.
           dos dados   de forma objetiva   acordo com a pla-  porém alguns pontos  Os dados não estão
           coletados das   e clarificada os   taforma utilizada.   não estão claros.   referenciados na
           plataformas   pontos fortes e a   Apresenta pontos   Apresenta pouco foco  plataforma utilizada.
           educacionais  melhorar. A organi- de atenção e as   de atenção de acordo   Requer atenção para
                      zação das evidên-  evidências estão   com a coleta de dados  o uso da ferramenta
                      cias é organizada.  organizadas.  da plataforma.  e coleta dos dados.
                      O estudante rea-                        O estudante realizou
                      lizou a análise de   O estudante   O estudante pre-  a análise de perfil de
                      perfil com afinco.   realizou a análise   encheu a análise de   forma descuidada.
                      Demonstrou domí-  do perfil e apontou   perfil. Mapeou poucos  Não foi possível
           Análise de              pontos de interes-
           perfil pessoal   nio dos pontos   se. Mapeou alguns   pontos de interesse,   mapear os pontos de
                      mais importantes          não mostrando o foco  interesse pessoal. Os
                      e sistematizou os   dados relevantes   principal para o seu   dados não mostram
                      dados para mapear   para o autoconhe-  perfil.  seu perfil de forma
                      suas preferências.  cimento.            completa.
                      O estudante criou   O estudante
                      seu perfil pessoal   preencheu todo o   O estudante
                      de maneira clara.   perfil pessoal. Or-  apresentou a maior   O estudante apre-
           Elaboração de   Delimitou metas   ganizou as metas   parte de seu relatório,   sentou relatório
           objetivos e  e possibilidades   principais com   incluindo algumas   incompleto e incluiu
           metas indivi-  reais, baseadas em   base na organiza-  possibilidades e   poucas metas e
           duais                                              pontos de atenção
                      seus dados e estudo  ção de pontos de   metas com base em
                      do perfil realizado   atenção discutidos  seu perfil.  em sua entrega.
                      na fase anterior.  anteriormente.
                                   O estudante apre-
                      O estudante mos-  sentou os dados   O estudante apresen-  O estudante
                      trou foco e domí-  coletados e falou   tou algumas estraté-  apresentou poucas
                      nio de suas metas   sobre estratégias   gias interessantes de   estratégias e dados
                      e dados coletados.   que funcionaram   acordo com seu perfil  para mudança de
                      Exemplificou as   para o seu perfil.   e mudanças básicas   resultados. Não foi
                      estratégias e apre-
           Apresentação   sentou resultados   Os dados coletados  puderam ser per-  possível perceber
           do PEP (ou   que demonstram   confirmam mu-  cebidas a partir das   mudanças signifi-
           outro projeto)  crescimento pes-  danças positivas   tomadas de decisão   cativas em seu perfil
                                                realizadas.
                                   nos campos cogni-
                                                              cognitivo e pessoal.
                      soal e cognitivo.
                                   tivo e pessoal.
                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  51
   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56