Page 51 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 51
Rubrica avaliativa – Processos Formativos
Critério 4 3 2 1
O estudante O estudante O estudante realizou O estudante acessou
demonstrou profi- realizou inserções alguns acessos às pouco a plataforma,
ciência no acesso à nas plataformas plataformas, porém o que contribuiu
Acesso às plataformas con- com constância apresenta dúvidas para um monitora-
plataformas forme orientado e demonstrou em alguns canais mento insatisfatório
e prosseguiu com participação satis- da ferramenta, não de seus pontos for-
acesso frequente a fatória. mantendo o ritmo de tes e a melhorar no
essa ferramenta. acesso. decorrer das aulas.
Os dados foram Os dados refletem Os dados mostram Os dados não
coletados correta- a realidade do parte das dificulda- apresentam pontos
Organização mente e refletem estudante de des do estudante, fortes e a melhorar.
dos dados de forma objetiva acordo com a pla- porém alguns pontos Os dados não estão
coletados das e clarificada os taforma utilizada. não estão claros. referenciados na
plataformas pontos fortes e a Apresenta pontos Apresenta pouco foco plataforma utilizada.
educacionais melhorar. A organi- de atenção e as de atenção de acordo Requer atenção para
zação das evidên- evidências estão com a coleta de dados o uso da ferramenta
cias é organizada. organizadas. da plataforma. e coleta dos dados.
O estudante rea- O estudante realizou
lizou a análise de O estudante O estudante pre- a análise de perfil de
perfil com afinco. realizou a análise encheu a análise de forma descuidada.
Demonstrou domí- do perfil e apontou perfil. Mapeou poucos Não foi possível
Análise de pontos de interes-
perfil pessoal nio dos pontos se. Mapeou alguns pontos de interesse, mapear os pontos de
mais importantes não mostrando o foco interesse pessoal. Os
e sistematizou os dados relevantes principal para o seu dados não mostram
dados para mapear para o autoconhe- perfil. seu perfil de forma
suas preferências. cimento. completa.
O estudante criou O estudante
seu perfil pessoal preencheu todo o O estudante
de maneira clara. perfil pessoal. Or- apresentou a maior O estudante apre-
Elaboração de Delimitou metas ganizou as metas parte de seu relatório, sentou relatório
objetivos e e possibilidades principais com incluindo algumas incompleto e incluiu
metas indivi- reais, baseadas em base na organiza- possibilidades e poucas metas e
duais pontos de atenção
seus dados e estudo ção de pontos de metas com base em
do perfil realizado atenção discutidos seu perfil. em sua entrega.
na fase anterior. anteriormente.
O estudante apre-
O estudante mos- sentou os dados O estudante apresen- O estudante
trou foco e domí- coletados e falou tou algumas estraté- apresentou poucas
nio de suas metas sobre estratégias gias interessantes de estratégias e dados
e dados coletados. que funcionaram acordo com seu perfil para mudança de
Exemplificou as para o seu perfil. e mudanças básicas resultados. Não foi
estratégias e apre-
Apresentação sentou resultados Os dados coletados puderam ser per- possível perceber
do PEP (ou que demonstram confirmam mu- cebidas a partir das mudanças signifi-
outro projeto) crescimento pes- danças positivas tomadas de decisão cativas em seu perfil
realizadas.
nos campos cogni-
cognitivo e pessoal.
soal e cognitivo.
tivo e pessoal.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 51