Page 48 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 48

componente curricular, sempre alinhado à sua coordenação pedagógica, convide e oriente a
          ação de diferentes agentes dentro do componente curricular para integração dos saberes de
          forma orgânica, primando pela educação integral dos estudantes.

           Exemplos de ações que podem ser realizadas em parcerias
           •   Organização de feiras de profissão com apoio da coordenação.
           •   Organização de momentos de orientação de rotina de estudos em diálogo com a orien-
              tação pedagógica.
           •   Exploração de ferramentas e plataformas educacionais com apoio do TE/TI.
           •   Convite para palestrantes e parceiros para dialogar sobre a importância dos dados aca-
              dêmicos para o projeto de vida.

          O planejamento deverá primar por olhares pedagógicos distintos, aqui organizados em um pla-
          nejamento tipo 4A (Ativação, Aquisição, Aplicação e Avaliação) para elucidar a possibilidade de
          trabalho docente.

                                Modelo de planejamento 4A
           Ativação
           •   Momento de reflexão orientado sobre a temática a ser estudada.
           •   Professor deve organizar os estudantes para uma participação efetiva e ativa nesse momento.
           •   Organização da sala preferencialmente em duplas ou grupos pequenos.
           Possibilidades: KWL, Brainstorm, documentário, leitura de reportagem, roda de conversa,
           sala de aula invertida, diálogo sobre conhecimentos prévios, imagética, dinâmicas de socia-
           lização, momento de reflexão para o autoconhecimento.

           Aquisição
           •   Momento para realizar atividades próprias da construção de conhecimento.
           •   Orientação prévia do professor e acompanhamento.
           Possibilidades: escrita de relatório, pesquisa, acesso às plataformas, coleta de dados, análise
           de perfil, estudos dirigidos, organização dos Planos de Estudo Personalizado - PEP, constru-
           ção de infográficos, entrevistas, leituras diversas, estudo de matrizes de organização pessoal,
           entre outras.














           48  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53