Page 48 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 48
componente curricular, sempre alinhado à sua coordenação pedagógica, convide e oriente a
ação de diferentes agentes dentro do componente curricular para integração dos saberes de
forma orgânica, primando pela educação integral dos estudantes.
Exemplos de ações que podem ser realizadas em parcerias
• Organização de feiras de profissão com apoio da coordenação.
• Organização de momentos de orientação de rotina de estudos em diálogo com a orien-
tação pedagógica.
• Exploração de ferramentas e plataformas educacionais com apoio do TE/TI.
• Convite para palestrantes e parceiros para dialogar sobre a importância dos dados aca-
dêmicos para o projeto de vida.
O planejamento deverá primar por olhares pedagógicos distintos, aqui organizados em um pla-
nejamento tipo 4A (Ativação, Aquisição, Aplicação e Avaliação) para elucidar a possibilidade de
trabalho docente.
Modelo de planejamento 4A
Ativação
• Momento de reflexão orientado sobre a temática a ser estudada.
• Professor deve organizar os estudantes para uma participação efetiva e ativa nesse momento.
• Organização da sala preferencialmente em duplas ou grupos pequenos.
Possibilidades: KWL, Brainstorm, documentário, leitura de reportagem, roda de conversa,
sala de aula invertida, diálogo sobre conhecimentos prévios, imagética, dinâmicas de socia-
lização, momento de reflexão para o autoconhecimento.
Aquisição
• Momento para realizar atividades próprias da construção de conhecimento.
• Orientação prévia do professor e acompanhamento.
Possibilidades: escrita de relatório, pesquisa, acesso às plataformas, coleta de dados, análise
de perfil, estudos dirigidos, organização dos Planos de Estudo Personalizado - PEP, constru-
ção de infográficos, entrevistas, leituras diversas, estudo de matrizes de organização pessoal,
entre outras.
48 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte