Page 46 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 46
Habilidades
As habilidades foram elencadas a partir da Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018, item 5,
que versa sobre Habilidades Relacionadas aos Itinerários Formativos:
• EMIFCG01: Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com
curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.
• EMIFCG02: Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos, utilizando
dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de
afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores
universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e
sustentabilidade.
• EMIFCG03: Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações
científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.
• EMIFCG04: Reconhecer e analisar diferentes manifestações criativas, artísticas e culturais,
por meio de vivências presenciais e virtuais que ampliem a visão de mundo, sensibilidade,
criticidade e criatividade.
• EMIFCG05: Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou
soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as
incertezas e colocá-las em prática.
• EMIFCG06: Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes
linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegu-
rando que alcancem os interlocutores pretendidos.
• EMIFCG10: Reconhecer e utilizar qualidades e fragilidades pessoais com confiança para
superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais, agindo de forma proativa e
empreendedora e perseverando em situações de estresse, frustração, fracasso e adversidade.
• EMIFCG11: Utilizar estratégias de planejamento, organização e empreendedorismo para
estabelecer e adaptar metas, identificar caminhos, mobilizar apoios e recursos, para realizar
projetos pessoais e produtivos com foco, persistência e efetividade.
• EMIFCG12: Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus
objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacio-
nadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida
pessoal, profissional e cidadã.
Áreas do conhecimento
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
• Matemática e suas Tecnologias.
• Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
46 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte