Page 46 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 46

Habilidades
          As habilidades foram elencadas a partir da Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018, item 5,
          que versa sobre Habilidades Relacionadas aos Itinerários Formativos:
          •   EMIFCG01: Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com
             curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.
          •   EMIFCG02: Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos, utilizando
             dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de
             afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores
             universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e
             sustentabilidade.
          •   EMIFCG03: Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações
             científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.
          •   EMIFCG04: Reconhecer e analisar diferentes manifestações criativas, artísticas e culturais,
             por meio de vivências presenciais e virtuais que ampliem a visão de mundo, sensibilidade,
             criticidade e criatividade.
          •   EMIFCG05: Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou
             soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as
             incertezas e colocá-las em prática.
          •   EMIFCG06: Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes
             linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegu-
             rando que alcancem os interlocutores pretendidos.
          •   EMIFCG10: Reconhecer e utilizar qualidades e fragilidades pessoais com confiança para
             superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais, agindo de forma proativa e
             empreendedora e perseverando em situações de estresse, frustração, fracasso e adversidade.
          •   EMIFCG11: Utilizar estratégias de planejamento, organização e empreendedorismo para
             estabelecer e adaptar metas, identificar caminhos, mobilizar apoios e recursos, para realizar
             projetos pessoais e produtivos com foco, persistência e efetividade.
          •   EMIFCG12: Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus
             objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacio-
             nadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida
             pessoal, profissional e cidadã.


          Áreas do conhecimento
          •   Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
          •   Matemática e suas Tecnologias.
          •   Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
          •   Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.





           46  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51