Page 49 - Guia para implementação do Ensino Médio
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Aplicação
           •   Momento para apresentação de ideias, trocas e diálogos.
           •   O estudante poderá contribuir com os projetos pessoais dos colegas de forma a agregar
              valor às construções realizadas.
           Possibilidades: apresentações orais ou com apoio de recursos audiovisuais, colaboração
           entre grupos, visitas de campo, experimentações, exposições de trabalhos, participação em
           ações comunitárias, dentre outras.
           Avaliação
           •   Pode contemplar, de modo complementar ou alternado, o olhar docente e a autoavaliação,
              permitindo aos estudantes a reflexão acerca das construções realizadas por eles, promo-
              vendo autonomia e metacognição.
           Possibilidades: checklist, rubrica, autoavaliação.
           *Lembramos que a avaliação é processual e deve ser realizada ao longo das aulas. Perpassa o
           olhar docente para as construções e o domínio das ferramentas pelos estudantes, não obstan-
           te contempla, ainda, a participação e as entregas a serem realizadas.

          Entregas dos docentes e projetos complementares
          Os docentes devem promover a organização de projetos realizados pelos estudantes que
          contemplem as demandas específicas. Assim, a proposta do Marista Centro-Norte prevê:
          1.  Planos de estudo personalizados (PEP);
          2.  Rodas de conversa e debates orientados;
          3.  Leitura e interpretação de manuais e editais próprios da realidade do grupo de estudantes;
          4.  Organização de sequências e dinâmicas com foco no desenvolvimento integral de acordo
             com os projetos de vida dos estudantes;
          5.  Elaboração de análises de dados extraídos das plataformas a partir de pontos fortes e a
             melhorar;
          6.  Orientação e organização de feiras profissionais e palestras relacionadas às perspectivas de
             atuação futura dos estudantes;
          7.  Visitas guiadas, quando conveniente, a universidades e faculdades locais de escolha dos
             estudantes para ingresso;
          8.  Criação de relatórios individuais pelos estudantes a partir do reconhecimento de seu perfil
             pessoal;
          9.  Apresentação de dinâmicas pedagógicas diversas (elaboração de infográficos, tabelas,
             gráficos, linha do tempo, relatos pessoais, entre outros);
          10.  Construção de tabelas para acompanhamento do interesse dos estudantes em universidades
             e faculdades.




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