Page 52 - Guia para implementação do Ensino Médio
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Considerações para elaboração e aplicação da rubrica avaliativa
            O modelo apresentado não é obrigatório, mas antes um parâmetro a ser reorganizado a
            partir das necessidades da unidade. O modelo contempla organizações mentais que podem
            ser trabalhadas de maneiras diferenciadas (mapas, planilhas, matrizes PDCA/fluxograma/
            urgência x importância/ GUT), bem como coletas de dados em formatos distintos, tais como
            gráficos, cálculo de médias, quadros comparativos e demais recursos encontrados nas plata-
            formas adotadas pelo Marista Centro-Norte.
            A elaboração dos objetivos deve orientar as previsões e mapeamento da plataforma IDEM e
            demais interesses apresentados pelos estudantes nos momentos de reflexão realizados du-
            rante a aula. A apresentação do PEP representa uma oportunidade de diálogo e explanação
            dos estudantes de forma a contribuir com seus objetivos pessoais, fornecendo importantes
            reflexões.
            O acesso à plataforma e aos canais apresenta ao estudante pontos importantes para seu
            sucesso escolar e melhoria de seu rendimento acadêmico, assim, constitui-se como uma
            oportunidade para a escrita de relatórios e estudos de seu perfil de aprendizagem.


                                        EMENTA
                                   Processos Formativos*
                            2 horas aulas semanais
              Carga Horária  Módulo aula de 50 min
                Semanal
                            Total: 100 minutos (semanal)
              Carga Horária
                 Anual      66,40 horas

                            Abordagem sobre projeto de vida, vocação, escolha profissional
                            e dados de rendimento acadêmico. Avaliações educacionais (his-
                            tórico, importância, avaliações a que os estudantes são submeti-
                            dos).  Plataformas utilizadas nas avaliações em larga escala. Edi-
                EMENTA      tais e matrizes de avaliação de universidades. Técnicas de correção
               (Objetos do  das avaliações: TCT, TRI e Competências de redação. Estrutura
              conhecimento)  de questões e itens das avaliações externas (ENEM e vestibula-
                            res locais). Técnicas de estudo e apoio das plataformas educacio-
                            nais. Técnicas de realização de avaliação. Perfil do estudante para
                            o mercado de trabalho, com apoio da plataforma minha escolha.
                            Grupos de estudo (leitura, investigação e discussão).

                            Processos Criativos
                 Eixos
              Estruturantes  Investigação Científica
                            Empreendedorismo



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