Page 52 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 52
Considerações para elaboração e aplicação da rubrica avaliativa
O modelo apresentado não é obrigatório, mas antes um parâmetro a ser reorganizado a
partir das necessidades da unidade. O modelo contempla organizações mentais que podem
ser trabalhadas de maneiras diferenciadas (mapas, planilhas, matrizes PDCA/fluxograma/
urgência x importância/ GUT), bem como coletas de dados em formatos distintos, tais como
gráficos, cálculo de médias, quadros comparativos e demais recursos encontrados nas plata-
formas adotadas pelo Marista Centro-Norte.
A elaboração dos objetivos deve orientar as previsões e mapeamento da plataforma IDEM e
demais interesses apresentados pelos estudantes nos momentos de reflexão realizados du-
rante a aula. A apresentação do PEP representa uma oportunidade de diálogo e explanação
dos estudantes de forma a contribuir com seus objetivos pessoais, fornecendo importantes
reflexões.
O acesso à plataforma e aos canais apresenta ao estudante pontos importantes para seu
sucesso escolar e melhoria de seu rendimento acadêmico, assim, constitui-se como uma
oportunidade para a escrita de relatórios e estudos de seu perfil de aprendizagem.
EMENTA
Processos Formativos*
2 horas aulas semanais
Carga Horária Módulo aula de 50 min
Semanal
Total: 100 minutos (semanal)
Carga Horária
Anual 66,40 horas
Abordagem sobre projeto de vida, vocação, escolha profissional
e dados de rendimento acadêmico. Avaliações educacionais (his-
tórico, importância, avaliações a que os estudantes são submeti-
dos). Plataformas utilizadas nas avaliações em larga escala. Edi-
EMENTA tais e matrizes de avaliação de universidades. Técnicas de correção
(Objetos do das avaliações: TCT, TRI e Competências de redação. Estrutura
conhecimento) de questões e itens das avaliações externas (ENEM e vestibula-
res locais). Técnicas de estudo e apoio das plataformas educacio-
nais. Técnicas de realização de avaliação. Perfil do estudante para
o mercado de trabalho, com apoio da plataforma minha escolha.
Grupos de estudo (leitura, investigação e discussão).
Processos Criativos
Eixos
Estruturantes Investigação Científica
Empreendedorismo
52 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte