Page 47 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 47

Recursos
          •   Acesso à internet.
          •   Acessos às plataformas digitais Evolucional e FTD Educação.
          •   Sala de aula com projetor.
          •   Laboratório móvel, quando houver.
          •   Notebooks ou tablets, quando houver.

          Carga horária
          •   Carga horária anual: 66,40 horas.
          •   Carga horária semanal: 2 horas aula (1ª série)/ 3 horas aula (2ª e 3ª séries).
          •   Módulo-aula:50 minutos.
          •   Total: 100 minutos (semanal).

           Compreendendo a dinamicidade da proposta, sugerimos que a carga horária seja dividida
           entre dois ou três professores de áreas de conhecimento distintas buscando proporcionar
           momentos reflexivos em diferentes perspectivas.


          Perfil do professor
          Em consonância com a ementa do componente, o docente deve ser licenciado em qualquer
          área do conhecimento com capacidade de diálogos com as juventudes, projeto de vida, esco-
          lhas vocacionais, análise de dados educacionais, conhecimento expressivo das plataformas
          Minha Escolha, Estuda.com, Simulados FTD e Evolucional. Capacidade de realizar trabalhos
          relacionados ao projeto de vida dos estudantes, entrega de relatórios do perfil da turma para
          a Orientação Educacional sobre o desempenho nos processos avaliativos a que os discentes
          são submetidos (internos e externos). Docente com perfil orientador de estudos, auxiliando
          na organização e no monitoramento de hábitos e técnicas de estudos e orientação vocacional.


          Organização do trabalho docente
          O docente responsável pelo componente curricular deverá organizar seu planejamento de
          acordo com as demandas apresentadas em sua unidade. Dessa forma, buscará definição de con-
          ceitos e ressignificações em seu contexto para articular processos e recursos que demandem a
          partir da realidade local. O professor deverá promover, em seu planejamento, a estruturação de
          aulas com contextos dinâmicos, pensadas e articuladas para a aprendizagem significativa do
          grupo de estudantes envolvidos no componente, bem como atuar como mediador do processo
          de desenvolvimento individual dos estudantes para que os discentes possam realizar escolhas
          futuras que estejam alinhadas ao seu projeto de vida.
          O trabalho docente deverá firmar a parceria entre equipes escolares. Nesse sentido, é válida a
          participação de diferentes equipes, como: Coordenação Acadêmica, Orientação Pedagógica e
          TE/TI da unidade em momentos instrucionais e formativos diversos que venham a contribuir
          para uma formação integral dos estudantes. Solicitamos que o professor responsável pelo novo



                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  47
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52