Page 43 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 43

7.  Considerações finais


          A proposta Marista Centro-Norte para o Ensino Médio configura possibilidades inovadoras e
          se apresenta como um diferencial para a formação integral dos discentes maristas. Além de um
          projeto articulador que oferece espaço para o crescimento acadêmico, o novo Ensino Médio
          Marista permite também a imersão do estudante em valores, atitudes e ações para uma vivência
          cidadã dos processos que regem suas vidas futuras.
          Os cenários para o desenvolvimento dos estudantes, a partir de seu projeto de vida e os des-
          dobramentos desse percurso contínuo, corroboram para a inserção dos jovens maristas nos
          cenários avaliativos externos a partir dos nossos processos formativos diferenciados. Esses
          contextos possibilitam as escolhas futuras de nossos estudantes mediante fundamentação
          teórica e vivências valiosas que colocam o estudante no centro do processo de construção de
          sua aprendizagem.
          O novo Ensino Médio nos apresenta uma remodelação dos contextos educacionais que permi-
          tem inovar na organização curricular, na ação docente e, assim, estimula o desenvolvimento
          dos estudantes respeitando seu processo de desenvolvimento cognitivo e pessoal. Os desafios
          para essa implementação são muitos, mas certos de que as potencialidades de nossa estrutura
          curricular se sobressaem, estamos animados com a construção e a execução desse projeto em
          três anos seguidos.
          Compreendemos que toda a organização apresentada neste guia possibilitará a qualidade das
          ações educacionais em nossas unidades, promovendo a consolidação do Projeto Educativo do
          Brasil Marista, em consonância com as orientações legais e permitindo que nossos estudantes
          tenham momentos pedagógicos com vistas ao desenvolvimento de seu projeto de vida. Acre-
          ditamos que essas mudanças serão significativas para um aprimoramento de nossa missão
          de educar crianças e jovens, pois permitirão uma formação global pautada na ética, na justiça
          social, nas vivências de mundo e nas habilidades pessoais, tão ricas e únicas de cada estudante
          marista, e, dessa forma desenvolveremos “bons cristãos e virtuosos cidadãos” em acordo com o
          sonho de São Marcelino Champagnat.






















                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  43
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48