Page 43 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 43
7. Considerações finais
A proposta Marista Centro-Norte para o Ensino Médio configura possibilidades inovadoras e
se apresenta como um diferencial para a formação integral dos discentes maristas. Além de um
projeto articulador que oferece espaço para o crescimento acadêmico, o novo Ensino Médio
Marista permite também a imersão do estudante em valores, atitudes e ações para uma vivência
cidadã dos processos que regem suas vidas futuras.
Os cenários para o desenvolvimento dos estudantes, a partir de seu projeto de vida e os des-
dobramentos desse percurso contínuo, corroboram para a inserção dos jovens maristas nos
cenários avaliativos externos a partir dos nossos processos formativos diferenciados. Esses
contextos possibilitam as escolhas futuras de nossos estudantes mediante fundamentação
teórica e vivências valiosas que colocam o estudante no centro do processo de construção de
sua aprendizagem.
O novo Ensino Médio nos apresenta uma remodelação dos contextos educacionais que permi-
tem inovar na organização curricular, na ação docente e, assim, estimula o desenvolvimento
dos estudantes respeitando seu processo de desenvolvimento cognitivo e pessoal. Os desafios
para essa implementação são muitos, mas certos de que as potencialidades de nossa estrutura
curricular se sobressaem, estamos animados com a construção e a execução desse projeto em
três anos seguidos.
Compreendemos que toda a organização apresentada neste guia possibilitará a qualidade das
ações educacionais em nossas unidades, promovendo a consolidação do Projeto Educativo do
Brasil Marista, em consonância com as orientações legais e permitindo que nossos estudantes
tenham momentos pedagógicos com vistas ao desenvolvimento de seu projeto de vida. Acre-
ditamos que essas mudanças serão significativas para um aprimoramento de nossa missão
de educar crianças e jovens, pois permitirão uma formação global pautada na ética, na justiça
social, nas vivências de mundo e nas habilidades pessoais, tão ricas e únicas de cada estudante
marista, e, dessa forma desenvolveremos “bons cristãos e virtuosos cidadãos” em acordo com o
sonho de São Marcelino Champagnat.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 43