Page 39 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 39
Quadro 4: QUADRO AVALIATIVO DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 10-10-10
Nota das 3
Componente Curricular Avaliação Descrição avaliação
etapas letivas
Língua Portuguesa Av1 Avaliação somativa 4
Literatura Av2 Avaliação diversificada 2
Matemática
História Av3 Avaliação interdisciplinar: 2
Simulados
Geografia
Biologia
Física Av4 Avaliação interdisciplinar: 2
Simulados
Química
Arte Av1 Avaliação somativa 4
Filosofia Av2 Avaliação diversificada 4
Sociologia
Língua Inglesa Av3 Avaliação interdisciplinar: 2
Produção Textual Simulados
Interioridade e
Projeto de Vida
Educação Física
Itinerários FIO Av1 Avaliação diversificada 10
Jornada EaD
Processos Formativos
para unidades com
o componente
5.2 Avaliação na Formação Interdisciplinar Optativa – FIO (Itinerários Optativos)
Para os Itinerários da Formação Interdisciplinar Optativa, a avaliação da aprendizagem deverá
utilizar-se dos projetos pedagógicos para a 1ª e 2ª séries de acordo com o calendário letivo, inte-
grando a Formação Interdisciplinar Optativa escolhida pelo estudante ao Projeto Político-Peda-
gógico-Pastoral das unidades. Ao longo da etapa letiva, os estudantes desenvolverão uma série
de atividades que contribuição para o desenvolvimento das habilidades e competências previstas
para o Itinerário escolhido. Essas atividades irão compor um portfólio de aprendizagem que, jun-
tamente com a culminância do projeto do Itinerário, será alvo de avaliação e análise do docente
para a nota trimestral.
Como estratégia avaliativa para os projetos pedagógicos realizados, o professor deverá utilizar
Rubricas Avaliativas, que permitem avaliar os estágios de desenvolvimento das habilidades e
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 39