Page 35 - Guia para implementação do Ensino Médio
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como culminância dos projetos desenvolvidos internamente em cada unidade. As mostras de-
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          verão ser realizadas no 1º e 3º trimestre, à escolha da unidade para 1ª e 2ª série .  Compreenden-
          do a importância do aprendizado interdisciplinar e entre áreas de conhecimento, as Mostras
          Maristas foram definidas como Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura, em que
          há a abrangência da área de Linguagens, e Mostra Marista de Empreendedorismo Social,
          Ciência e Inovação, em que as áreas de destaque são Ciências e Matemática. A unidade deve
          incentivar que outras áreas participem de modo a fomentar a interdisciplinaridade e a integra-
          ção entre saberes.
          O Projeto Pedagógico da ONU para o Ensino Médio compreende a Simulação Internacional
          Marista (SIM) para 1ª e 2ª série, coordenada pela área de Ciências Humanas e equipe técnica
          da unidade. A SIM reproduz os debates realizados por comitês e conferências internacionais
          promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo geral, para o 9º
          ano e Ensino Médio (até a 2ª série), a promoção o protagonismo dos estudantes e a reflexão
          crítica sobre a geopolítica por meio da participação em simulações de debates de organismos
          internacionais.
          Os projetos institucionais conferem a identidade marista em nossa rede e estimamos a aplica-
          ção deles nas etapas letivas do ano vigente.
          Ressaltamos que as tabelas constantes nesta orientação apresentam as notas com a sigla AV +
          número correspondente, porém no sistema Lyceum, o docente encontrará a indicação E (núme-
          ro) + P (número) para o lançamento conforme padrão sistêmico.

           Avaliação        Código Lyceum         Avaliação    Código Lyceum
                 AV1           E1_P1                AV3           E1_P3

                 AV2           E1_P2                AV4           E1_P4


          5.1. Formação Geral Básica e Formação Interdisciplinar Comum
          Na FGB e na FIC, a divisão de pontos nas etapas letivas e nos componentes visa garantir o
          alinhamento com o sistema de avaliação vigente. As unidades poderão adotar distribuições
          cumulativas com pontuação 30/35/35 ou pontuação 10/10/10. Sendo o primeiro modelo soma-
          tivo ao longo do ano e o segundo de composição de média final anual. Para os componentes cur-
          riculares da Formação Geral Básica e para as unidades curriculares da Formação Interdiscipli-
          nar Comum, está prevista a aplicação de atividades avaliativas com pontuações que deverão ser
          lançadas no Sistema Lyceum conforme regime de notas adotado ilustrado nas tabelas a seguir.




          4  PIANTINO, A. C. et.al. Diretrizes para avaliação da aprendizagem: ensino fundamental e médio [livro eletrônico]. Brasília, DF:
            União Brasileira de Educação e Ensino, 2023.




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