Page 40 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 40

competências trabalhadas na etapa letiva. Com o intuito de garantir uma gestão eficiente dos
          processos e que os projetos alcancem as metas pré-estabelecidas pelos participantes, é funda-
          mental a atuação integrada do Vice-Diretor Educacional, dos Coordenadores Pedagógicos e dos
          Coordenadores de Área, acompanhando os processos de elaboração e execução das propostas
          pedagógicas e dos planos de ação, garantindo a execução das etapas nos prazos pré-estabelecidos
          e a qualidade do trabalho dos envolvidos, questões fundamentais para que os estudantes possam,
          de fato, desenvolver as habilidades e competências associadas às propostas pedagógicas de cada
          projeto.
          Como sugestão, os Itinerários Optativos poderão ser articulados com as temáticas das mostras
          Marista de Conhecimento, Arte e Cultura e de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação,
          bem como, articulados com a Simulação Internacional Marista (SIM). É necessário, ao longo da
          etapa, valorar o trabalho individual e em grupo para contribuir com o desenvolvimento de lide-
          ranças e das competências gerais da BNCC nos estudantes.
          Ao final da etapa, o resultado das atividades e projetos desenvolvidos deverão ser lançadas no
          Lyceum na AV1 dos Itinerários Optativos para a 1ª e 2ª séries.
          A FIO para a 3ª série apresenta caráter preparatório para vestibulares e ENEM, com lançamento
          no campo AV1, correspondendo à avaliação diversificada. A avaliação nesse caso contemplará:
          1. Realização das atividades propostas em sala, como resolução de itens, debates e demais práti-
          cas propostas pelo docente;
          2. Entrega das listas de exercícios, a apresentação de resumos, mapas mentais, cálculos, resolu-
          ções, produções textuais, dentre outros que sejam solicitados ao longo do trimestre;
          3. Frequência e qualidade de acesso à plataforma Iônica no percurso Prepara.





























           40  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45