Page 40 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 40
competências trabalhadas na etapa letiva. Com o intuito de garantir uma gestão eficiente dos
processos e que os projetos alcancem as metas pré-estabelecidas pelos participantes, é funda-
mental a atuação integrada do Vice-Diretor Educacional, dos Coordenadores Pedagógicos e dos
Coordenadores de Área, acompanhando os processos de elaboração e execução das propostas
pedagógicas e dos planos de ação, garantindo a execução das etapas nos prazos pré-estabelecidos
e a qualidade do trabalho dos envolvidos, questões fundamentais para que os estudantes possam,
de fato, desenvolver as habilidades e competências associadas às propostas pedagógicas de cada
projeto.
Como sugestão, os Itinerários Optativos poderão ser articulados com as temáticas das mostras
Marista de Conhecimento, Arte e Cultura e de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação,
bem como, articulados com a Simulação Internacional Marista (SIM). É necessário, ao longo da
etapa, valorar o trabalho individual e em grupo para contribuir com o desenvolvimento de lide-
ranças e das competências gerais da BNCC nos estudantes.
Ao final da etapa, o resultado das atividades e projetos desenvolvidos deverão ser lançadas no
Lyceum na AV1 dos Itinerários Optativos para a 1ª e 2ª séries.
A FIO para a 3ª série apresenta caráter preparatório para vestibulares e ENEM, com lançamento
no campo AV1, correspondendo à avaliação diversificada. A avaliação nesse caso contemplará:
1. Realização das atividades propostas em sala, como resolução de itens, debates e demais práti-
cas propostas pelo docente;
2. Entrega das listas de exercícios, a apresentação de resumos, mapas mentais, cálculos, resolu-
ções, produções textuais, dentre outros que sejam solicitados ao longo do trimestre;
3. Frequência e qualidade de acesso à plataforma Iônica no percurso Prepara.
40 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte