Page 45 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 45

9.  Anexos




          Anexo 1 - Organização Geral - Componente Curricular Processos Formativos
          O componente curricular Processos Formativos objetiva compreender e trabalhar, a partir da
          reflexão das avaliações e dos resultados acadêmicos, o projeto de vida e a escolha profissional,
          contextos necessários para alcançar os objetivos profissionais dos estudantes a partir do rendi-
          mento acadêmico em contextos formativos inerentes ao Ensino Médio. Com isso, ao longo do
          desenvolvimento do componente curricular, professores e estudantes desenvolverão práticas
          relacionadas a:
          •   Avaliações educacionais (histórico e importância das avaliações a que os estudantes são
             submetidos);
          •   Plataformas utilizadas nas avaliações em larga escala;
          •   Editais e matrizes de avaliação de universidades;
          •   Metodologias de correção das avaliações: Teoria clássica dos Testes - TCT, Teoria de
             Resposta ao Item - TRI e Competências de redação;
          •   Estrutura de questões e de itens de avaliações externas (ENEM e vestibulares locais);
          •   Técnicas de estudo e apoio das plataformas educacionais;
          •   Técnicas de realização de avaliação;
          •   Perfil do estudante para o mercado de trabalho, com apoio da plataforma minha escolha;
          •   Grupos de estudo (leitura, investigação e discussão).
          O componente curricular Processos Formativos foi estruturando em consonância com a Lei de
          diretrizes e Base - LDB (1996), o Projeto Educativo do Brasil Marista (2010), a Base Nacional Co-
          mum Curricular - BNCC (2018), as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio - DCNEM
          (2018), os Referenciais Curriculares para a elaboração de Itinerários Formativos (2019) e das
          Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista (2021). Nesse contexto, apresen-
          tamos a seguir a organização básica desse componente com vistas a possibilitar a organização
          docente para o trabalho pedagógico. Nesse constructo, apresentamos os eixos estruturantes,
          habilidades, áreas de conhecimento envolvidas, recursos e a carga horária necessária para seu
          desenvolvimento.


          Eixos estruturantes
          •   Processos Criativos
          •   Investigação Científica
          •   Empreendedorismo









                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  45
   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50