Page 41 - Guia para implementação do Ensino Médio
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6. Formação continuada das equipes
técnicas e docentes
Em conjunto com a reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) e o lançamento da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018a), vivenciamos nos últimos 5 anos a construção da
Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-For-
mação), em dezembro de 2019, e da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de
Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada), em outubro de 2020.
A BNC-Formação Continuada (2020), também conhecida como BNC-Professor, apresenta três
dimensões das políticas de formação docente: conhecimento profissional, prática profissional
e engajamento profissional. Na dimensão do conhecimento profissional, o professor deve ter
o entendimento conceitual, teórico e prático sobre a área de conhecimento e o componente
curricular específico, além de desenvolver e aplicar metodologias de ensino de acordo com o
segmento. Na dimensão da prática profissional, são destacadas a gestão da sala de aula e prá-
ticas pedagógicas alinhadas com o desenvolvimento integral do estudante. No engajamento
profissional orienta-se o comprometimento com a formação continuada e o engajamento com
a comunidade escolar.
Assim, a BNC-Formação Continuada (2020) fornece horizontes e sinaliza a importância da for-
mação para o projeto de efetivação da BNCC (2018a) em qualquer projeto político pedagógico.
Partindo desse pressuposto, o Marista Centro-Norte investe na formação continuada para as
equipes técnicas e pedagógicas na perspectiva da implantação e consolidação do novo Ensino
Médio.
Apresentamos a seguir as ondas formativas realizadas pela Gerência Socioeducacional, em
parceria com a FTD, desde o primeiro ano de implantação:
6.1 Onda formativa 2022 - 1ª e 2ª séries
Em virtude da ampla abrangência geográfica, a 1ª onda foi realizada por meio de videoconferên-
cia, em 2022, com objetivo de alinhamento e formação inicial com diferentes públicos do Marista
Centro-Norte. Nessa etapa, foram previstas formações sobre a renovação do SME e suas soluções
didáticas, a organização didática dos itinerários optativos e o diálogo com as unidades sobre a
organização da Malha Curricular aderente à legislação e a BNCC.
A 2ª onda formativa foi realizada presencialmente nos diferentes estados e Distrito Federal em
parceria com a FTD educação, tendo como foco as equipes técnica, diretiva e docente, objetivando
os processos pedagógicos necessários para a implementação do SME na rotina escolar, bem como
a viabilidade de contextos educacionais relacionados ao desenvolvimento de habilidades e com-
petências expressas na qualidade pedagógica do material.
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