Page 41 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 41

6.  Formação continuada das equipes

               técnicas e docentes


          Em conjunto com a reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) e o lançamento da Base
          Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018a), vivenciamos nos últimos 5 anos a construção da
          Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-For-
          mação), em dezembro de 2019, e da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de
          Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada), em outubro de 2020.
          A BNC-Formação Continuada (2020), também conhecida como BNC-Professor, apresenta três
          dimensões das políticas de formação docente: conhecimento profissional, prática profissional
          e engajamento profissional.  Na dimensão do conhecimento profissional, o professor deve ter
          o entendimento conceitual, teórico e prático sobre a área de conhecimento e o componente
          curricular específico, além de desenvolver e aplicar metodologias de ensino de acordo com o
          segmento. Na dimensão da prática profissional, são destacadas a gestão da sala de aula e prá-
          ticas pedagógicas alinhadas com o desenvolvimento integral do estudante. No engajamento
          profissional orienta-se o comprometimento com a formação continuada e o engajamento com
          a comunidade escolar.
          Assim, a BNC-Formação Continuada (2020) fornece horizontes e sinaliza a importância da for-
          mação para o projeto de efetivação da BNCC (2018a) em qualquer projeto político pedagógico.
          Partindo desse pressuposto, o Marista Centro-Norte investe na formação continuada para as
          equipes técnicas e pedagógicas na perspectiva da implantação e consolidação do novo Ensino
          Médio.
          Apresentamos a seguir as ondas formativas realizadas pela Gerência Socioeducacional, em
          parceria com a FTD, desde o primeiro ano de implantação:

          6.1 Onda formativa 2022 - 1ª e 2ª séries
          Em virtude da ampla abrangência geográfica, a 1ª onda foi realizada por meio de videoconferên-
          cia, em 2022, com objetivo de alinhamento e formação inicial com diferentes públicos do Marista
          Centro-Norte. Nessa etapa, foram previstas formações sobre a renovação do SME e suas soluções
          didáticas, a organização didática dos itinerários optativos e o diálogo com as unidades sobre a
          organização da Malha Curricular aderente à legislação e a BNCC.

          A 2ª onda formativa foi realizada presencialmente nos diferentes estados e Distrito Federal em
          parceria com a FTD educação, tendo como foco as equipes técnica, diretiva e docente, objetivando
          os processos pedagógicos necessários para a implementação do SME na rotina escolar, bem como
          a viabilidade de contextos educacionais relacionados ao desenvolvimento de habilidades e com-
          petências expressas na qualidade pedagógica do material.




                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  41
   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46