Page 30 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 30
4.2 Organização do SME – Formação Interdisciplinar Comum – FIC
Os volumes referentes ao Itinerário FIC são organizados, assim como os da FGB, por áreas do
conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Mate-
mática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Contudo, o material da FIC
não possui separação por componentes curriculares, sua organização valoriza o trabalho em
área de conhecimento.
Estruturalmente, esse material está organizado em 18 volumes, com dois capítulos por cada
volume. Devido à organização do material nas áreas de conhecimento e a estruturação por
volume, cada série do ensino médio receberá 06 volumes desse material, que estão alinhados às
habilidades e competências a serem desenvolvidas no ano letivo.
Para localizar as habilidades dos componentes de cada área, o professor poderá acessar os
mapas de conteúdos na plataforma Iônica. Nesse sentido, ressaltamos novamente que o pla-
nejamento docente deve ser articulado de forma conjunta pelos responsáveis de cada área de
conhecimento. A organização detalhada esse material consta no Anexo 4 “Organização do
SME Renovado 2024”.
Figura 6: Volumes e capas da FIC – SME Renovado 2024.
4.3 Material didático da Formação Interdisciplinar Optativa – FIO
O material dos Itinerários de Formação Interdisciplinar Optativa – FIO da 1ª e 2ª série é a co-
leção SE – FTD formada por cadernos temáticos com trabalho integrado, de modo a facilitar o
processo de avaliação da aprendizagem. Assim, cada série receberá dois cadernos temáticos
para trabalhar ao longo do ano letivo. Os cadernos temáticos têm seus volumes construídos em
torno dos eixos estruturantes de Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e In-
tervenção Social e Empreendedorismo, de modo a atender os referenciais para construção dos
itinerários. Esse material propõe que as aprendizagens referentes à Formação Interdisciplinar
Optativa sejam norteadas a partir da pedagogia de projetos, incentivando a promoção da au-
tonomia e consequente protagonismo estudantil em consonância com a metodologia adotada
para a FIO no Marista Centro-Norte.
30 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte