Page 34 - Guia para implementação do Ensino Médio
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5.  Sistema de Avaliação da

               Aprendizagem do Novo Ensino Médio
          No intuito de promover uma educação integral de qualidade, apresentamos a proposta do
          processo de avaliação da aprendizagem com foco na continuidade da reflexão e organização
          pedagógica. Nesse contexto, para a construção do sistema avaliativo do novo Ensino Médio,
          partimos da perspectiva de reflexão sobre a ação, baseada em procedimentos sistemáticos de
          coleta, análise e interpretação de informações, com o objetivo de analisar o processo de ensino
          e aprendizagem e tomar decisões para ajustar a ação presente e melhorar a ação futura.
          As premissas de diversificação metodológica dos processos avaliativos, o uso de diferentes
          instrumentos e a pactuação da quantidade de processos por etapa visam qualificar a avaliação
          da aprendizagem, considerando a aferição das competências maristas em todas as suas catego-
          rias: acadêmica, política, ético-estética e tecnológica. Outra premissa preservada é a avaliação
          como parte do ato pedagógico que tem o estudante como centro do processo educativo, propi-
          ciando que ele seja protagonista, por meio do ensino por investigação, dos projetos pedagó-
          gicos e de intervenção social e sequências didáticas com foco na aprendizagem significativa.
          As atividades avaliativas estão organizadas a partir de diferentes estratégias pedagógicas bus-
          cando fomentar a utilização de diferentes metodologias, favorecendo as múltiplas habilidades
          dos estudantes e promovendo contextos diversos de interação e desenvolvimento.
          A Avaliação Somativa, em formato de teste ou prova, tem como objetivo avaliar os resultados
          da aprendizagem ao término de determinado processo educacional. Para o Ensino Médio, a
          atividade deverá apresentar 60% de questões objetivas e 40% de questões discursivas .
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          A Avaliação Diversificada é um modelo de atividade única ou o conjunto de diferentes estra-
          tégias desenvolvidas no cotidiano da sala de aula, que se distinguem de exames ou provas escri-
          tas. São exemplos de avaliação diversificada: projetos temáticos ou interdisciplinares, mapas
          mentais, produções artísticas, construções de protótipos, seminários, saraus, dramatizações,
          portfólios, entre outros. Sugerimos a continuidade das formações de equipe técnica e docentes
          sobre projetos pedagógicos, rubricas avaliativas e demais eixos estruturantes das Matrizes
          Curriculares do Brasil Marista.
          Nos Projetos Pedagógicos, as atividades são organizadas com o intuito de situar a concepção e
          as práticas educativas na escola, buscando compreender e construir respostas possíveis diante
          do conhecimento e das mudanças sociais . Temos como projetos pedagógicos sugeridos as
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          Mostras Maristas e os Projetos Pedagógicos da ONU, que para o Ensino Médio será a Simulação
          Internacional Marista (SIM).
          As Mostras Maristas compreendem eventos que promovem a aprendizagem experiencial,


          2  PIANTINO, A. C. et al. (Orgs.) Diretrizes de avaliação a aprendizagem: ensino fundamental e ensino médio. Brasília, UBEE,
            2023.
          3  UMBRASIL, Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. União Marista do Brasil: Brasília,
            2010.




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