Page 34 - Guia para implementação do Ensino Médio
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5. Sistema de Avaliação da
Aprendizagem do Novo Ensino Médio
No intuito de promover uma educação integral de qualidade, apresentamos a proposta do
processo de avaliação da aprendizagem com foco na continuidade da reflexão e organização
pedagógica. Nesse contexto, para a construção do sistema avaliativo do novo Ensino Médio,
partimos da perspectiva de reflexão sobre a ação, baseada em procedimentos sistemáticos de
coleta, análise e interpretação de informações, com o objetivo de analisar o processo de ensino
e aprendizagem e tomar decisões para ajustar a ação presente e melhorar a ação futura.
As premissas de diversificação metodológica dos processos avaliativos, o uso de diferentes
instrumentos e a pactuação da quantidade de processos por etapa visam qualificar a avaliação
da aprendizagem, considerando a aferição das competências maristas em todas as suas catego-
rias: acadêmica, política, ético-estética e tecnológica. Outra premissa preservada é a avaliação
como parte do ato pedagógico que tem o estudante como centro do processo educativo, propi-
ciando que ele seja protagonista, por meio do ensino por investigação, dos projetos pedagó-
gicos e de intervenção social e sequências didáticas com foco na aprendizagem significativa.
As atividades avaliativas estão organizadas a partir de diferentes estratégias pedagógicas bus-
cando fomentar a utilização de diferentes metodologias, favorecendo as múltiplas habilidades
dos estudantes e promovendo contextos diversos de interação e desenvolvimento.
A Avaliação Somativa, em formato de teste ou prova, tem como objetivo avaliar os resultados
da aprendizagem ao término de determinado processo educacional. Para o Ensino Médio, a
atividade deverá apresentar 60% de questões objetivas e 40% de questões discursivas .
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A Avaliação Diversificada é um modelo de atividade única ou o conjunto de diferentes estra-
tégias desenvolvidas no cotidiano da sala de aula, que se distinguem de exames ou provas escri-
tas. São exemplos de avaliação diversificada: projetos temáticos ou interdisciplinares, mapas
mentais, produções artísticas, construções de protótipos, seminários, saraus, dramatizações,
portfólios, entre outros. Sugerimos a continuidade das formações de equipe técnica e docentes
sobre projetos pedagógicos, rubricas avaliativas e demais eixos estruturantes das Matrizes
Curriculares do Brasil Marista.
Nos Projetos Pedagógicos, as atividades são organizadas com o intuito de situar a concepção e
as práticas educativas na escola, buscando compreender e construir respostas possíveis diante
do conhecimento e das mudanças sociais . Temos como projetos pedagógicos sugeridos as
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Mostras Maristas e os Projetos Pedagógicos da ONU, que para o Ensino Médio será a Simulação
Internacional Marista (SIM).
As Mostras Maristas compreendem eventos que promovem a aprendizagem experiencial,
2 PIANTINO, A. C. et al. (Orgs.) Diretrizes de avaliação a aprendizagem: ensino fundamental e ensino médio. Brasília, UBEE,
2023.
3 UMBRASIL, Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. União Marista do Brasil: Brasília,
2010.
34 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte