Page 29 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 29
4. Sistema Marista de Educação –
Edição Renovada
O Sistema Marista de Educação – SME é uma solução educacional elaborada a partir das pre-
missas, metodologias e organização pedagógica das Matrizes Curriculares de Educação Básica
do Brasil Marista. Essa solução está presente no Marista Centro-Norte desde 2015 e passou
recentemente por uma renovação para adequar-se ao novo Ensino Médio, sendo adotada em
2023 por todas as unidades socioeducacionais de nossa rede para a 1ª e 2ª séries. Em 2024, será
finalizado o ciclo de implementação com a entrega do material para 3ª série.
Para a elaboração desse material voltado às premissas da educação Marista, a FTD Educação e
o Grupo de Validação Pedagógica do Marista Brasil contaram com a participação de 72 autores
para a estrutura da Formação Geral Básica e 94 autores para a Formação Interdisciplinar Co-
mum, 63 editores, 23 profissionais de arte e 24 preparadores e revisores. Além disso, diversos
especialistas e docentes das três províncias do Brasil Marista atuaram como conselheiros e
coordenadores de área de conhecimento e leitores críticos do material.
4.1 Organização do SME – Formação Geral Básica – FGB
Os volumes referentes à FGB são organizados por área do conhecimento: Linguagens e suas
Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ci-
ências Humanas e Sociais Aplicadas. Os volumes de cada área, por sua vez, estão divididos em
componente curriculares e organizados em capítulos. Cada componente curricular possui ao
todo 36 volumes para serem trabalhados ao longo de todo o Ensino Médio. Cada série do ensino
médio contará com 12 volumes a serem trabalhados ao longo do ano letivo.
Os capítulos são estruturados para contemplar os objetos de estudo do componente curricular,
as atividades relacionadas ao desenvolvimento das habilidades e competências da BNCC e
das Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista. Além disso, destaca-se que a
solução contém atividades para desenvolvimento do espírito investigativo, protagonismo do
estudante, apresentação de estudo de caso e problematizações que compõem a contextuali-
zação dos tópicos, seções de prática para aprofundar o conhecimento e, também, atividades de
diversos sistemas de seleção de universidades brasileiras.
Figura 5: Volumes e capas da FGB – SME Renovado 2024.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 29