Page 53 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 53
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Áreas do Matemática e suas Tecnologias
conhecimento Ciências Humanas e suas Tecnologias
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Habilidades dos EMIFC01; EMIFC02; EMIFC03; EMIFC04; EMIFC05; EMIFC06
Eixos Estruturantes EMIFC10; EMIFC11; EMIFC12.
Licenciados em qualquer área do conhecimento com expertise em
diálogos com as juventudes, projeto de vida, escolhas vocacionais,
análise de dados educacionais, conhecimento expressivo das plata-
formas Minha Escolha, Estuda.com, Simulados FTD e Evolucional.
Perfil docente Capacidade de realizar trabalhos ao projeto de vida dos estudantes,
entrega de relatórios do perfil da turma para a Orientação Educa-
cional sobre o desempenho nos processos avaliativos a que eles são
submetidos (internos e externos). Docente com perfil orientador de
estudos, auxiliando na organização e monitoramento de hábitos e
técnicas de estudos e orientação vocacional.
Recursos Sala de aula. O acesso a notebooks ou tablets é desejável, mas não
necessário. O laboratório móvel pode ser utilizado.
Avaliação formativa e diversificada, incluindo Planos de Estudo
Personalizado (PEP) elaborado pelo estudante, contendo análise do
Avaliação próprio desempenho e os objetivos a serem alcançados no próximo
período (ou avaliação), em harmonia com as matrizes e diretrizes
maristas. O PEP e as outras atividades poderão ser avaliados por
rubrica, preferencialmente.
Sujeito com capacidade metacognitiva: consciência das suas carac-
terísticas e peculiaridades para aprender, ponderar sobre o que já
aprendeu e o que ainda precisa melhorar, avaliar, regular e organi-
Perfil do zar as situações de aprendizagem, características essas em conso-
Egresso nância com as Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil
Marista. O estudante egresso desse componente curricular deverá
ser reflexivo, consciente, analítico e protagonista dos processos
avaliativos de que participa, com autonomia, autorregulação e au-
toavaliação do seu tempo e estilo de aprendizagem.
* Ajustar a carga horária de acordo com a série e malha.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 53