Page 53 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 53

Ciências da Natureza e suas Tecnologias
                Áreas do    Matemática e suas Tecnologias
              conhecimento  Ciências Humanas e suas Tecnologias
                            Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

             Habilidades dos  EMIFC01; EMIFC02; EMIFC03; EMIFC04; EMIFC05; EMIFC06
            Eixos Estruturantes  EMIFC10; EMIFC11; EMIFC12.

                            Licenciados em qualquer área do conhecimento com expertise em
                            diálogos com as juventudes, projeto de vida, escolhas vocacionais,
                            análise de dados educacionais, conhecimento expressivo das plata-
                            formas Minha Escolha, Estuda.com, Simulados FTD e Evolucional.
              Perfil docente  Capacidade de realizar trabalhos ao projeto de vida dos estudantes,
                            entrega de relatórios do perfil da turma para a Orientação Educa-
                            cional sobre o desempenho nos processos avaliativos a que eles são
                            submetidos (internos e externos). Docente com perfil orientador de
                            estudos, auxiliando na organização e monitoramento de hábitos e
                            técnicas de estudos e orientação vocacional.

                Recursos    Sala de aula. O acesso a notebooks ou tablets é desejável, mas não
                            necessário. O laboratório móvel pode ser utilizado.
                            Avaliação formativa e diversificada, incluindo Planos de Estudo
                            Personalizado (PEP) elaborado pelo estudante, contendo análise do
               Avaliação    próprio desempenho e os objetivos a serem alcançados no próximo
                            período (ou avaliação), em harmonia com as matrizes e diretrizes
                            maristas. O PEP e as outras atividades poderão ser avaliados por
                            rubrica, preferencialmente.

                            Sujeito com capacidade metacognitiva: consciência das suas carac-
                            terísticas e peculiaridades para aprender, ponderar sobre o que já
                            aprendeu e o que ainda precisa melhorar, avaliar, regular e organi-
                Perfil do   zar as situações de aprendizagem, características essas em conso-
                Egresso     nância com as Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil
                            Marista. O estudante egresso desse componente curricular deverá
                            ser reflexivo, consciente, analítico e protagonista dos processos
                            avaliativos de que participa, com autonomia, autorregulação e au-
                            toavaliação do seu tempo e estilo de aprendizagem.
          * Ajustar a carga horária de acordo com a série e malha.










                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  53
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58