Page 38 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Na elaboração das avaliações somativas internas, para manter a equidade de oportunidades,
          é importante que haja uma calibragem em relação ao nível de aprofundamento das questões,
          para que as provas estejam devidamente equilibradas, mesclando questões básicas, interme-
          diárias e avançadas. Questões de nível básico recorrem a aspectos interpretativos, exigindo
          um nível mínimo de domínio da habilidade mensurada, expressando-se por meio de ações que
          tornem o objeto do conhecimento presente para o sujeito. Questões de nível intermediário
          demandam um domínio mediano, incompleto ou que toleram falhas pontuais, expressando-se
          por meio de da relação com e entre o sujeito e o objeto. Por sua vez, as questões de nível
          avançado representam aspectos mais complexos das habilidades exploradas, exigindo pensa-
          mento de ordem superior por parte do estudante, expressos na aplicação de conhecimento e
          resolução de problemas.

                  FIGURA 03: TAXONOMIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE BLOOM





















                              Fonte: Gerência socioeducacional GSE (2023)
          Todavia, cabe ressaltar que, mesmo as questões/itens de nível avançado devem ser alcançáveis
          e coerentes com o estágio de desenvolvimento dos estudantes em concordância com o
          continuum de aprofundamento cognitivo e com as habilidade-alvo da série/ano. A utilização de
          verbos da taxonomia sugere o aprofundamento correto conforme quadro a seguir:















           38  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
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