Page 33 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Adicionalmente, os instrumentos avaliativos possíveis na avaliação diversificada privilegiam
a aferição de competências e habilidades atitudinais e procedimentais, ao passo que
a avaliação somativa prioriza competências e habilidades de caráter conceitual. Portanto, é
importante ressaltar que a avaliação diversificada visa, sobretudo, a valorização de atitudes,
que são demonstradas e observáveis no dia a dia, e que muitas vezes, não são possíveis de serem
verificadas em provas escritas, tais como colaboração, dedicação, engajamento, respeito,
tolerância, entre outros.
FIGURA 02: AVALIAÇÃO DIVERSIFICADA - VALORIZAÇÃO DE ATITUDES
Fonte: inspirado em http://horizontes.sbc.org.br/
2.2 Aplicação da avaliação diversificada no sistema avaliativo
Analisando os componentes em que se aplicam a avaliação diversificada, a Produção Textual
é um exemplo. Nesse caso, o conjunto de produções realizadas durante a etapa letiva pode
compor a nota da avaliação diversificada, contemplando a proposta de portfólio citada nas
Diretrizes para Produção Textual. Exemplo:
QUADRO 21: DISTRIBUIÇÃO DE PONTUAÇÃO DA
AVALIAÇÃO DIVERSIFICADA - PRODUÇÃO TEXTUAL
Exemplo 1 de distribuição de pontuação da avaliação diversificada
6º ao 8º ano do Ensino Fundamental
Produção Textual
Sistema 10 – 10 – 10
Redação Gênero Pontuação de cada atividade
Produção Textual 1 Desfecho para um conto maravilhoso 2,0
Produção Textual 2 Conto de mistério 2,0
Produção Textual 3 Lenda coletiva 2,0
Produção Textual 4 Conto maravilhoso 2,0
Pontuação da Avaliação diversificada (AV1) 8,0
Fonte: Autoria própria
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 33