Page 33 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 33

Adicionalmente, os instrumentos avaliativos possíveis na avaliação diversificada privilegiam
          a aferição de competências e habilidades atitudinais e procedimentais, ao passo que
          a avaliação somativa prioriza competências e habilidades de caráter conceitual. Portanto, é
          importante ressaltar que a avaliação diversificada visa, sobretudo, a valorização de atitudes,
          que são demonstradas e observáveis no dia a dia, e que muitas vezes, não são possíveis de serem
          verificadas em provas escritas, tais como colaboração, dedicação, engajamento, respeito,
          tolerância, entre outros.
                 FIGURA 02: AVALIAÇÃO DIVERSIFICADA - VALORIZAÇÃO DE ATITUDES














                            Fonte: inspirado em http://horizontes.sbc.org.br/

          2.2 Aplicação da avaliação diversificada no sistema avaliativo
          Analisando os componentes em que se aplicam a avaliação diversificada, a Produção Textual
          é um exemplo. Nesse caso, o conjunto de produções realizadas durante a etapa letiva pode
          compor a nota da avaliação diversificada, contemplando a proposta de portfólio citada nas
          Diretrizes para Produção Textual. Exemplo:
                          QUADRO 21: DISTRIBUIÇÃO DE PONTUAÇÃO DA
                        AVALIAÇÃO DIVERSIFICADA - PRODUÇÃO TEXTUAL
                  Exemplo 1 de distribuição de pontuação da avaliação diversificada
                                6º ao 8º ano do Ensino Fundamental
                                      Produção Textual
                                     Sistema 10 – 10 – 10
           Redação        Gênero                      Pontuação de cada atividade
           Produção Textual 1  Desfecho para um conto maravilhoso  2,0
           Produção Textual 2  Conto de mistério      2,0
           Produção Textual 3  Lenda coletiva         2,0
           Produção Textual 4  Conto maravilhoso      2,0
           Pontuação da Avaliação diversificada (AV1)  8,0
                                    Fonte: Autoria própria



                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  33
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38