Page 35 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Se em Produção Textual, o foco é a produção escrita, no Componente Curricular de Arte, o
resultado se amplia para as várias possibilidades de interpretação da realidade e fruição
artística: pintura, teatro, escultura, fotografia. Para o que se segue, basta entender que o
resultado fim é outro, não somente o texto escrito, mas outros produtos. Para isso, conside-
rando o quadro avaliativo da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, como exemplo, com etapa valorada
em 10 pontos, temos a seguinte distribuição de pontuação:
QUADRO 23: DISTRIBUIÇÃO DE PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIVERSIFICADA - ARTE
Exemplo 3 de distribuição de pontuação da avaliação diversificada
1ª e 2ª séries do Ensino Médio
Arte
Sistema 10 – 10 – 10
Pontuação de cada
Produção
atividade
Atividade 1 Pintura em tela 1,0
Atividade 2 Colagem 1,0
Atividade 3 Pesquisa 1,0
Atividade 4 Seminário 1,0
Pontuação da Avaliação diversificada (AV2) 4,0
Fonte: Autoria própria
Destacamos entre as possibilidades citadas, o portfólio (virtual ou físico) como um repositório
das atividades/produções que comporão a avaliação diversificada. Nesse sentido, sugerimos
a continuidade das formações da equipe docentes sobre projetos pedagógicos e sequências
didáticas e demais eixos metodológicos das Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil
Marista, uma vez que, assim como no portfólio, e nas demais possibilidades aqui não mencio-
nadas, há a necessidade do fazer pedagógico alinhado aos pressupostos maristas, bem como a
explicitação de critérios por meio da construção de rubricas que promoverão um olhar escalo-
nado da aprendizagem do estudante pelo professor e pelo próprio discente na medida em que
se propõe a autorregulação e a autoavaliação.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 35