Page 35 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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Se em Produção Textual, o foco é a produção escrita, no Componente Curricular de Arte, o
          resultado se amplia para as várias possibilidades de interpretação da realidade e fruição
          artística: pintura, teatro, escultura, fotografia. Para o que se segue, basta entender que o
          resultado fim é outro, não somente o texto escrito, mas outros produtos. Para isso, conside-
          rando o quadro avaliativo da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, como exemplo, com etapa valorada
          em 10 pontos, temos a seguinte distribuição de pontuação:

            QUADRO 23: DISTRIBUIÇÃO DE PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIVERSIFICADA - ARTE

                     Exemplo 3 de distribuição de pontuação da avaliação diversificada
                                  1ª e 2ª séries do Ensino Médio
                                          Arte
                                     Sistema 10 – 10 – 10
                                                             Pontuação de cada
           Produção
                                                                atividade
                Atividade 1             Pintura em tela            1,0
                Atividade 2               Colagem                  1,0
                Atividade 3               Pesquisa                 1,0
                Atividade 4              Seminário                 1,0
                      Pontuação da Avaliação diversificada (AV2)   4,0
                                    Fonte: Autoria própria

          Destacamos entre as possibilidades citadas, o portfólio (virtual ou físico) como um repositório
          das atividades/produções que comporão a avaliação diversificada. Nesse sentido, sugerimos
          a continuidade das formações da equipe docentes sobre projetos pedagógicos e sequências
          didáticas e demais eixos metodológicos das Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil
          Marista, uma vez que, assim como no portfólio, e nas demais possibilidades aqui não mencio-
          nadas, há a necessidade do fazer pedagógico alinhado aos pressupostos maristas, bem como a
          explicitação de critérios por meio da construção de rubricas que promoverão um olhar escalo-
          nado da aprendizagem do estudante pelo professor e pelo próprio discente na medida em que
          se propõe a autorregulação e a autoavaliação.


















                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  35
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