Page 40 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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A fim de conferir celeridade e equilíbrio da avaliação, sugerimos uma distribuição média por
          nível cognitivo, conforme quadro abaixo:

                  QUADRO 26: DISTRIBUIÇÃO DA AVALIAÇÃO POR NÍVEL COGNITIVO
                            Nível cognitivo  Proporção de questões

                               Básico               45%
                             intermediário          35%
                              Avançado              20%
                                    Fonte: Autoria própria
          Ressaltamos ainda que, para otimizar a elaboração de itens objetivos, os professores podem
          recorrer aos bancos de questões contratados pela instituição, a exemplo das plataformas iônica
          e estuda.com, validando a pertinência pedagógica e realizando as adaptações que julgarem
          necessárias.
          Com intuito de auxiliar na construção e padronização das avaliações somativas internas,
          apresentamos o formulário de prova (ANEXO A) a ser adaptado nas unidades escolares
          conforme a quantidade de questões, a etapa letiva, componente ou área a que se referem,
          bem como a pontuação geral e por questão, devendo constar obrigatoriamente os seguintes
          elementos:
          •   Cabeçalho com a logo da unidade
          •   Instruções para preenchimento da prova
          •   Questões com respectiva pontuação
          3.1.1 Elaboração das avaliações somativas internas
          3.1.1.1 Estruturação de itens objetivos
          Para garantir a qualidade dos itens elaborados, bem como promover a avaliação como um espa-
          ço formativo contextualizado e problematizador, os itens apresentados no formulário de prova
          devem conter quatro partes (vide ANEXO B):
          •   Enunciado: apresenta a situação-problema ao estudante;
          •   Estímulo (textos de apoio com fonte): mapa, tabela, tirinha, figura ou outros textos
             que reforcem ou complementem o enunciado;
          •   Comando: correlacionado à situação problema, apresenta ao estudante o que deve ser
             marcado na alternativa correta e pode estar em forma de pergunta ou uma frase incompleta;
          •  Alternativas: são as afirmações que devem ser julgadas para a escolha daquela que
             completará o comando corretamente.









           40  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
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