Page 40 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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A fim de conferir celeridade e equilíbrio da avaliação, sugerimos uma distribuição média por
nível cognitivo, conforme quadro abaixo:
QUADRO 26: DISTRIBUIÇÃO DA AVALIAÇÃO POR NÍVEL COGNITIVO
Nível cognitivo Proporção de questões
Básico 45%
intermediário 35%
Avançado 20%
Fonte: Autoria própria
Ressaltamos ainda que, para otimizar a elaboração de itens objetivos, os professores podem
recorrer aos bancos de questões contratados pela instituição, a exemplo das plataformas iônica
e estuda.com, validando a pertinência pedagógica e realizando as adaptações que julgarem
necessárias.
Com intuito de auxiliar na construção e padronização das avaliações somativas internas,
apresentamos o formulário de prova (ANEXO A) a ser adaptado nas unidades escolares
conforme a quantidade de questões, a etapa letiva, componente ou área a que se referem,
bem como a pontuação geral e por questão, devendo constar obrigatoriamente os seguintes
elementos:
• Cabeçalho com a logo da unidade
• Instruções para preenchimento da prova
• Questões com respectiva pontuação
3.1.1 Elaboração das avaliações somativas internas
3.1.1.1 Estruturação de itens objetivos
Para garantir a qualidade dos itens elaborados, bem como promover a avaliação como um espa-
ço formativo contextualizado e problematizador, os itens apresentados no formulário de prova
devem conter quatro partes (vide ANEXO B):
• Enunciado: apresenta a situação-problema ao estudante;
• Estímulo (textos de apoio com fonte): mapa, tabela, tirinha, figura ou outros textos
que reforcem ou complementem o enunciado;
• Comando: correlacionado à situação problema, apresenta ao estudante o que deve ser
marcado na alternativa correta e pode estar em forma de pergunta ou uma frase incompleta;
• Alternativas: são as afirmações que devem ser julgadas para a escolha daquela que
completará o comando corretamente.
40 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio