Page 39 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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QUADRO 25: EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DE VERBOS DA TAXONOMIA DE BLOOM
Componente curricular: História
Segmento Habilidade/ano
1º ano - Compreender as histórias da família e da escola em suas temporalidades,
utilizando de diferentes tecnologias
3º ano - Compreender as relações sociais, econômicas e culturais entre os grupos
Ens. Fund. Anos humanos urbanos e rurais.
Iniciais
5º ano - Compreender a formação das identidades brasileiras em diferentes
contextos históricos.
7º ano - Compreender as diferentes visões culturais de mundo estabelecidas pelas
sociedades medievais e suas permanências
Ens. Fund. Anos 9º ano - Compreender os fenômenos históricos constitutivos da Era Vargas consi-
Finais derando as implicações políticas, econômicas, sociais e culturais na construção do
Estado Varguista.
1ª série - Compreender os impactos da organização política, sociedade, cultura,
tecnologia e economia no mundo medieval europeu.
2ª série - Compreender a produção industrial, as mudanças nas formas de con-
Ensino Médio
sumo e a circulação de mercadorias na Europa e no mundo a partir da Primeira
Revolução Industrial, analisando seus impactos socioeconômicos e ambientais.
Fonte: Autoria própria
Observamos na tabela que o verbo da taxonomia de Bloom é “compreender”, no entanto, para
os Anos Iniciais, notamos que, no 1º ano, o aprofundamento perpassa uma compreensão
básica da estrutura temporal e histórica em que o estudante está inserido (sua realidade), ao
analisarmos o 2º ano, essa compreensão se aprofunda e o estudante passa a reconhecer as
estruturas a sua volta (senso de comunidade) para, no 3º ano, interrelacionar as duas apren-
dizagens anteriores (eu e o outro) e compreender uma estrutura múltipla, a de sociedade. Nos
Anos Finais, o mesmo verbo abrange mais interfaces. Podemos ver que no 7º ano a compre-
ensão apresenta nível relacionado a visão cultural de mundo, para que no 9º ano o mesmo
verbo trate implicações sociais, políticas e econômicas com amplitude no olhar individual
e coletivo. Por fim, no Ensino Médio, o verbo “compreender” nos remete a um olhar amplo
e aprofundado do estudante para o mundo e remete à observação crítica e ação cidadã para
analisar e inferir respostas para problemas globais.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 39