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QUADRO 25: EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DE VERBOS DA TAXONOMIA DE BLOOM

           Componente curricular: História

           Segmento      Habilidade/ano
                         1º ano - Compreender as histórias da família e da escola em suas temporalidades,
                         utilizando de diferentes tecnologias
                         3º ano - Compreender as relações sociais, econômicas e culturais entre os grupos
           Ens. Fund. Anos   humanos urbanos e rurais.
           Iniciais
                         5º ano - Compreender a formação das identidades brasileiras em diferentes
                         contextos históricos.
                         7º ano - Compreender as diferentes visões culturais de mundo estabelecidas pelas
                         sociedades medievais e suas permanências
           Ens. Fund. Anos   9º ano - Compreender os fenômenos históricos constitutivos da Era Vargas consi-
           Finais        derando as implicações políticas, econômicas, sociais e culturais na construção do
                         Estado Varguista.
                         1ª série - Compreender os impactos da organização política, sociedade, cultura,
                         tecnologia e economia no mundo medieval europeu.
                         2ª série - Compreender a produção industrial, as mudanças nas formas de con-
           Ensino Médio
                         sumo e a circulação de mercadorias na Europa e no mundo a partir da Primeira
                         Revolução Industrial, analisando seus impactos socioeconômicos e ambientais.
                                    Fonte: Autoria própria
          Observamos na tabela que o verbo da taxonomia de Bloom é “compreender”, no entanto, para
          os Anos Iniciais, notamos que, no 1º ano, o aprofundamento perpassa uma compreensão
          básica da estrutura temporal e histórica em que o estudante está inserido (sua realidade), ao
          analisarmos o 2º ano, essa compreensão se aprofunda e o estudante passa a reconhecer as
          estruturas a sua volta (senso de comunidade) para, no 3º ano, interrelacionar as duas apren-
          dizagens anteriores (eu e o outro) e compreender uma estrutura múltipla, a de sociedade. Nos
          Anos Finais, o mesmo verbo abrange mais interfaces. Podemos ver que no 7º ano a compre-
          ensão apresenta nível relacionado a visão cultural de mundo, para que no 9º ano o mesmo
          verbo trate implicações sociais, políticas e econômicas com amplitude no olhar individual
          e coletivo. Por fim, no Ensino Médio, o verbo “compreender” nos remete a um olhar amplo
          e aprofundado do estudante para o mundo e remete à observação crítica e ação cidadã para
          analisar e inferir respostas para problemas globais.















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