Page 34 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 34
É possível ainda, e altamente recomendável, que as versões de uma mesma produção sejam
pontuadas, valorizando assim uma concepção processual de produção textual, que contempla
as etapas de planejamento, rascunho, versões intermediárias e versão final, como ilustrado no
exemplo a seguir:
QUADRO 22: DISTRIBUIÇÃO DE PONTUAÇÃO DA
AVALIAÇÃO DIVERSIFICADA - PRODUÇÃO TEXTUAL
Exemplo 2 de distribuição de pontuação da avaliação diversificada
6º ao 8º ano do Ensino Fundamental
Produção Textual
Sistema 10 – 10 – 10
Pontuação de
Redação Gênero Etapas
cada atividade
Planejamento = 0,3
Desfecho para um Rascunho = 0,3
Produção Textual 1 2,0
conto maravilhoso 1ª versão = 0,7
Reescrita = 0,7
Planejamento = 0,3
Rascunho = 0,3
Produção Textual 2 Conto de mistério 2,0
1ª versão = 0,7
Reescrita = 0,7
Planejamento = 0,3
Rascunho = 0,3
Produção Textual 3 Lenda coletiva 2,0
1ª versão = 0,7
Reescrita = 0,7
Planejamento = 0,3
Rascunho = 0,3
Produção Textual 4 Conto maravilhoso 2,0
1ª versão = 0,7
Reescrita = 0,7
Pontuação da Avaliação diversificada (AV1) 8,0
Fonte: Autoria própria
34 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio