Page 32 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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2. Avaliação Diversificada


          A BNCC (BRASIL, 2018) apresenta uma perspectiva inovadora de aprendizagem ao cenário
          nacional para além do acúmulo de informações. Em seu compromisso com a educação integral,
          indica que o reconhecimento do contexto histórico e cultural, a comunicação, a criatividade a
          análise crítica, a participação, a disposição para a novidade, a colaboração, a resiliência e a pro-
          dução necessitam, em síntese, de competências direcionadas para a metacognição e o cuidado
          diante da alta disponibilidade de informações. Dentre os direcionamentos dados ao que se
          pretende desenvolver, a proatividade e a necessidade de critérios para uma atitude responsável
          possibilitam um olhar diversificado quando o assunto é avaliação.

          2.1 Avaliação diversificada e avaliação formativa
          No contexto marista, a avaliação diversificada, que compõe o sistema avaliativo, representa a
          modalidade de avaliação formativa, uma vez que se propõe a acompanhar os processos de en-
          sino e aprendizagem. Entende-se a avaliação diversificada como: atividade única ou conjunto
          de diferentes estratégias desenvolvidas no cotidiano da sala de aula, que se distinguem de
          exames ou provas escritas. São exemplos de avaliação diversificada: projetos temáticos ou
          interdisciplinares, mapas mentas, produções artísticas, construções de protótipos, seminários,
          saraus, dramatizações, portfólios, entre outros.

              FIGURA 01: EXEMPLOS DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DIVERSIFICADA














                            Fonte: Inspirado em http://horizontes.sbc.org.br/
          Sendo assim, a avaliação diversificada se caracteriza pela diversidade de instrumentos
          avaliativos que podem ser empregados para auxiliar na composição da nota. As várias atividades
          realizadas no cotidiano da sala de aula, especialmente para os componentes com menor carga
          horária, em que a aplicação de exames ou provas escritas comprometem o tempo de desen-
          volvimento das aprendizagens, possibilitam uma avaliação processual e mais adequada aos
          objetivos de aprendizagem.



           32  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
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