Page 43 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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O fluxo tem seu início a partir da entrega do instrumento avaliativo pelo professor titular,
com antecedência da data de aplicação. Vale destacar a adequação do prazo de entrega em
consonância com o tempo necessário para o fechamento do fluxo.
A entrega, quando impressa, tem o registro de protocolo na Coordenação Pedagógica; quando
virtual, sugerimos organizar em pasta específica no “Teams” - por segmento, ano e turma -, tem
o registro de protocolo por meio de “atribuição” de documento à Coordenação Pedagógica e
Auxiliar de Coordenação, que fará a impressão do instrumento avaliativo ou atualização do
arquivo compartilhado, somado às fichas de validação para andamento do fluxo.
FIGURA 04: FLUXO DAS AVALIAÇÕES ETAPAS - SEQUENCIADAS
Fonte: Autoria própria
A partir desse ponto, dois caminhos são sugeridos: o primeiro, figura 4, organizado por etapas
sequenciadas (1ª etapa: validação - Coordenação Pedagógica; 2ª etapa: validação - Coordena-
ção de Área; 3ª etapa: revisão gramatical e ortográfica) com feedback ao docente em um único
documento (instrumento avaliativo e ficha de validação/checklist).
O segundo caminho sugerido, figura 5, é composto por etapas concomitantes (Coordenação
Pedagógica e Coordenação de Área analisam ao mesmo tempo a avaliação) com feedback ao
docente em documentos separados (uma cópia do documento para cada parte envolvida), e em
seguida, encaminham para a revisão.
FIGURA 05: FLUXO DAS AVALIAÇÕES - ETAPA DE AVALIAÇÃO CONCOMITANTE
Fonte: Autoria própria
Para maior alinhamento e divisão dos critérios, seguem as tabelas de validação pedagógicas/
check-list dividida por partes envolvidas.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 43