Page 43 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 43

O fluxo tem seu início a partir da entrega do instrumento avaliativo pelo professor titular,
          com antecedência da data de aplicação. Vale destacar a adequação do prazo de entrega em
          consonância com o tempo necessário para o fechamento do fluxo.
          A entrega, quando impressa, tem o registro de protocolo na Coordenação Pedagógica; quando
          virtual, sugerimos organizar em pasta específica no “Teams” - por segmento, ano e turma -, tem
          o registro de protocolo por meio de “atribuição” de documento à Coordenação Pedagógica e
          Auxiliar de Coordenação, que fará a impressão do instrumento avaliativo ou atualização do
          arquivo compartilhado, somado às fichas de validação para andamento do fluxo.
                    FIGURA 04: FLUXO DAS AVALIAÇÕES ETAPAS - SEQUENCIADAS













                                    Fonte: Autoria própria
          A partir desse ponto, dois caminhos são sugeridos: o primeiro, figura 4, organizado por etapas
          sequenciadas (1ª etapa: validação - Coordenação Pedagógica; 2ª etapa: validação - Coordena-
          ção de Área; 3ª etapa: revisão gramatical e ortográfica) com feedback ao docente em um único
          documento (instrumento avaliativo e ficha de validação/checklist).
          O segundo caminho sugerido, figura 5, é composto por etapas concomitantes (Coordenação
          Pedagógica e Coordenação de Área analisam ao mesmo tempo a avaliação) com feedback ao
          docente em documentos separados (uma cópia do documento para cada parte envolvida), e em
          seguida, encaminham para a revisão.
               FIGURA 05: FLUXO DAS AVALIAÇÕES - ETAPA DE AVALIAÇÃO CONCOMITANTE
















                                    Fonte: Autoria própria
          Para maior alinhamento e divisão dos critérios, seguem as tabelas de validação pedagógicas/
          check-list dividida por partes envolvidas.

                   Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio  43
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48